The Bare Concept: dois irmãos, um conceito

0

A nova empresa de retiros e workshops que volta às raízes, educa públicos e promove o contacto com o corpo, mente, arte e natureza.

The Bare Concept nasceu no final de março de 2019 e é uma empresa de serviços na área dos retiros e workshops ligados à conexão com o corpo, mente, arte e natureza. A empresa fundada por dois irmãos, André Salgado (35 anos) e Ricardo Salgado (37 anos) e um conceito, tem como objetivo voltar às raízes, educar públicos e lutar contra as coisas supérfluas, despindo todos os participantes de existencialismos, de forma a enaltecerem um equilíbrio sustentável com o universo.
O nosso projeto surgiu quando regressámos a Portugal depois de termos estado no estrangeiro por razões profissionais, pois sempre tivemos o desejo de criar um projeto nosso e em conjunto, em que ambos nos identificássemos”, Ricardo afirma ainda que “eu já tinha esta ideia a algum tempo, principalmente depois de ter visitado Bali, por isso, enchi-me de coragem e apresentei a ideia ao meu irmão que longe de viver o mesmo estilo de vida, alinhou por completo nesta demanda de retribuirmos ao universo aquilo que nos deu. Foi então que resolvemos criar a empresa a 29 de março de 2019”, conta Ricardo.
Acreditamos que este tipo de serviço são o futuro para a humanidade, pois o ser humano caminha para uma necessidade maior de contacto com a natureza e o com o seu eu interior, onde a meditação e introspecção fazem parte deste volte-face urgente na nossa qualidade de vida. É a altura certa para dizermos basta a este mundo instantâneo, cujas necessidades de corpo e mente estão em segundo plano face a coisas supérfluas”, conta Ricardo. Desta forma, os dois irmãos criaram a empresa assente em cinco pilares: Bare; Mindfullness; Arte; Kokoro e Natureza, cuja sua vocação é proporcionar em retiros que podem ir dos três a quatro ou sete dias uma total descoberta das raízes do Homem em atividades como o swasthya yoga e meditação (mestre Anabela Melro), tai chi e chi kung (mestre Armando Pata), passando pelo reiki (mestres Nélson Lucas e Susana Braz) e até momentos de refeição com receitas veganas orgânicas realizadas pela Chef Dafne Esteves Vaz.

Além disso, a The Bare Concept realiza workshops de um dia, como o “Boa Vibe Yoga” a realizar-se no dia 7 de julho no espaço exterior do restaurante Govinda em Oeiras, para educarem públicos, “especialmente aqueles que desconhecem a filosofia de viver em comunhão consigo mesmo e com a mãe-natureza”, revela André.
Não queremos mudar mentalidades, mas gostávamos de contribuir para a educação deste estilo de vida, pois as pessoas chegaram a um extremo de não pensarem nelas próprias, portanto, é o momento certo. Daí termos também atividades mais ligadas à natureza, onde é possível fazer caminhadas pelas montanhas ou surf até conhecerem práticas de arborismo, bem como, outras mais dedicadas à arte, onde é possível explorar a arte da improvisação, pintura, escultura e até mesmo fotografia de paisagem. Pois a arte também faz bem ao corpo e mente”, refere Ricardo ressaltando que atualmente, neste mercado “a maior parte dos retiros são dirigidos a pessoas que estão neste meio, dentro de comunidades e habituadas a este estilo de vida, e há muito poucas ou quase nenhumas empresas de retiros vocacionadas para um público que não conhece esta filosofia de vida. Queremos que as pessoas se sintam bem, mesmo que nunca tenham experienciado este tipo de atividades. Temos a percepção que até existem pessoas que gostavam de experimentar, mas que se sentem deslocadas pois não sabem muito bem como funcionam ou o que querem dizer na realidade. Não queremos que as pessoas se sintam desamparadas, daí acreditarmos na educação dos públicos, principalmente através dos nossos modelos de workshops. São as pessoas que nunca experimentaram a razão para querermos passar uma mensagem e permitir-lhes o à vontade para experimentarem uma coisa destas”.
Seja em regime de retiro ou workshop, os fundadores deste projeto acreditam que “um evento de sucesso tem que ser planeado de uma forma equilibrada, onde é necessário reunir momentos de exercício físico, descontração, alimentação saudável e socialização”, conta Ricardo. Deste modo, fazem-se munir dos seus conhecimentos teórico-práticos sobre um estilo de vida relacionado com o zero waste e slow living, para que todos os participantes vivam muito mais do que uma experiência, mas sim “a primeira barreira da desconstrução mental do que é viver uma green life”, refere André.
O nosso primeiro retiro foi um sucesso a contar pelo feedback que tivemos e pelo estado de espírito que promovemos aos nossos participantes. Foi um sonho tornado realidade”, conta Ricardo. “Foram três dias de práticas intensas e no último dia fomos surpreendidos pela organização com um concerto de celebração, com taças de cristal, maravilhoso. Espero que em todos os retiros estas vivências em surpresa estejam presentes. Foi o retiro que sempre desejei fazer. A The Bare Concept é mesmo uma forma de inspiração para quem quer iniciar o seu processo de conexão com a natureza, com a alimentação e com as pessoas, bem como para aqueles que já sentem essa ligação”, afirma Susana Vie, uma das primeiras participantes.
https://www.thebareconcept.com/

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta