“Descobrir Portugal Natural – Da selva urbana à natureza selvagem” novo livro de Jorge Nunes

0

“Descobrir Portugal Natural – Da selva urbana à natureza selvagem” revela curiosidades do património natural luso

Hoje vivemos num mundo onde o acesso à informação está banalizado, no entanto, por incrível que pareça, isso não tem contribuído para o aumento significativo da literacia científica e ambiental e do conhecimento que temos do nosso património natural.
Se acreditarmos na ideia difundida pelo ambientalista senegalês Baba Dioum de que apenas valorizamos e conservamos o que conhecemos, esta é uma situação bastante preocupante. Tanto mais que o conhecimento e a proteção dos valores naturais são considerados como pedras basilares da sustentabilidade, pois, como sabemos, a biodiversidade presta serviços imprescindíveis aos ecossistemas e, consequentemente, à humanidade.

Mas, afinal, o que é a biodiversidade? Será que conhecemos as nossas espécies animais e vegetais mais emblemáticas? Saberemos os valiosos serviços que nos prestam, as ameaças a que estão sujeitas e as medidas de conservação que exigem?
Esta obra propõe-se observar o meio natural com outros olhos, divulgando, ao longo de vários capítulos temáticos, o nosso vastíssimo espólio natural, onde se encontram algumas preciosidades biológicas que vale a pena conhecer e preservar.
O livro apresenta um conjunto de textos e fotografias cuidadosamente escolhidos que abrangem um vasto leque de ambientes e seres vivos, para dar a conhecer curiosidades e aspetos desconhecidos da natureza. Uma viagem deslumbrante pelo território nacional.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta