Enoturismo de excelência em Estremoz – João Portugal Ramos Vinhos

0

O Enoturismo é uma aposta acertada, dos produtores de vinho, na promoção do seu espaço e dos seus vinhos. Ajuda as pessoas a compreender como é produzido o Vinho e, mais importante ainda, cria novos públicos de apreciadores e consumidores.

O enólogo João Portugal Ramos

…Raramente um bom vinho é fruto do acaso. A experiência que adquiri ao longo do tempo como enólogo, leva-me a acreditar que um vinho reflete a natureza da terra que o viu nascer e é a expressão de quem o produz...” João Portugal Ramos.

O nosso contacto com o Enoturismo da João Portugal Ramos Vinhos foi na Adega Vila Santa em Estremoz (Alentejo). Durante uma manhã efetuámos uma visita à adega, tivemos a oportunidade de fazer o nosso próprio vinho (10% Trincadeira, 20% Touriga Nacional e 70% Alicante Bouschet) e confecionar uma deliciosa encharcada para a sobremesa do almoço. Uma experiência que recomendamos…

Aspecto da Adega onde, para além dos vinhos, tem música clássica a tocar 24 sobre 24 horas…

A experiência da vindima

O “fazer” o seu próprio vinho é uma experiência interessante e difícil. A conjugação das castas é um trabalho árduo!

A gastronomia e o vinho são inseparáveis!

A oferta de Enoturismo do grupo João Portugal Ramos Vinhos proporciona programas pensados para famílias, grupos, empresas e todos os amigos que nos queiram visitar, podendo desfrutar de provas de vinhos acompanhadas de queijos e outros petiscos tradicionais, almoços, piqueniques nas vinhas, aulas de culinária personalizadas e o programa “seja enólogo por um dia” – que consiste numa experiência vínica única, em que o participante cria o seu próprio vinho e rótulo, levando uma memória da sua experiência para casa. Em época de vindima também é possível participar na apanha e pisa de uva, que serão sempre acompanhadas de uma visita guiada às vinhas e à adega.

À Procura da Garrafa Secreta

O grupo João Portugal Ramos Vinhos acaba de alargar a sua oferta de Enoturismo para este verão, passando a incluir nos seus programas o escape room “À Procura da Garrafa Secreta”, adaptado à Adega Vila Santa. Um verdadeiro quebra-cabeças, destinado a todos os que procuram adicionar um toque de aventura e de pura diversão às tradicionais atividades enoturísticas.
Tendo como pano de fundo a Adega Vila Santa e os seus inúmeros vinhos, “À Procura da Garrafa Secreta” é um jogo vocacionado para grupos com a dimensão mínima de 6 pessoas, com a duração de 60 minutos, cujo objetivo final consiste em descobrir a garrafa secreta na Adega, prometendo inúmeras surpresas a todos os participantes, que serão recompensados pela sua perspicácia e sentido de oportunidade, resolvendo puzzle após puzzle, até que o enigma final seja desvendado.
Esta nova oferta permite alargar e enriquecer as atividades enoturísticas, inovando o conjunto de experiências na Adega.

Loja e recepção.

Para saber mais sobre os programas da Adega Vila Santa:
+351 268 339 910 / +351 917 214 042 / enoturismo@jportugalramos.pt

Os Vinhos
A João Portugal Ramos Vinhos produz vinhos em diferentes regiões de Portugal: Alentejo, Beiras, Douro e Vinhos Verdes.
No Alentejo são produzidos cerca de 20 vinhos entre tintos, brancos e rosés com um destaque especial para o emblemático Marquês de Borba (tinto e branco).

Marquês de Borba Tinto 2017
Castas: Aragonez, Trincadeira, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Petit Verdot, Merlot
Região: Alentejo
Álcool: 14 % vol.
Acidez total: 5,3 g/l
Açúcares redutores: < 4 g/l
Classificação: DOC Alentejo
Tipo de Solo: Argilo-cálcarios, xistosos
Vindima: Manual e mecânica.
Vinificação: As uvas são desengaçadas, esmagadas e arrefecidas. Após uma maceração pré-fermentativa, uma parte das uvas é fermentada em lagares de mármore e as restantes em cubas de inox com controle de temperatura.
Estágio: Seis meses em meias pipas de carvalho francês e americano, de segundo e terceiro ano.

Marquês de Borba Branco 2018
Castas: Arinto, Antão Vaz, Viognier
Região: Alentejo
Álcool: 12,5% vol.
Acidez total: 6,4 g/l
Açúcares redutores: < 4 g/l
Classificação: DOC
Tipo de Solo: Argilo-cálcarios, xistosos
Vindima: As uvas são colhidas manualmente de manhã cedo, para pequenas caixas, para preservar a frescura, sendo depois arrefecidas numa câmara frigorífica antes de serem vinificadas.
Vinificação: A fermentação decorre em cubas de inox com controle de temperatura.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta