Lagoa de Óbidos, Voluntários precisam-se!

0

No dia 13 de julho, numa iniciativa pioneira na Lagoa de Óbidos, haverá uma grande ação de voluntariado para recolha de resíduos em todo o perímetro da lagoa.

São cerca de 20 km de extensão que vêm agora integrar a ação nacional “Vamos Limpar as nossas praias”, uma parceria entre a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e o Pingo Doce, no âmbito do projeto “Amar o Mar”.

A esta iniciativa associam-se os municípios das Caldas da Rainha e de Óbidos, todas as juntas de freguesia locais, um projeto do Orçamento Participativo Portugal – o Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos e várias empresas e associações nacionais e locais. São 19 as entidades envolvidas, todas com um objetivo em comum – a preservação ambiental da maior lagoa costeira de Portugal continental.

O que torna esta ação diferente?
Para além da dimensão e da grande união de esforços, o resultado final a que todos se propõem!
Mais que uma recolha de resíduos, o desafio consiste em conhecer a história do lixo que ali se encontra e contribuir para a mitigação do problema da poluição na Lagoa de Óbidos na sua origem, para que estas limpezas sejam cada vez menos necessárias.
Para isso, a lagoa será dividida em 15 setores, o lixo recolhido será mapeado, identificado e quantificado por uma grande equipa de voluntários. Quer-se saber de onde vêm estes resíduos e quais os pontos mais críticos, para que depois se possa trabalhar a montante, na informação e sensibilização para mudança de atitudes e práticas, de indivíduos e de grupos.

Para isso, a LPN apela à comunidade local e aos muitos visitantes da Lagoa de Óbidos que se juntem a esta iniciativa, participando como voluntários.

A ação de limpeza na Lagoa de Óbidos tem início às 9h no parque de merendas do Arelho (Óbidos), onde todos os participantes receberão as instruções necessárias. Serão divididos pelos 15 setores de limpeza ao longo da lagoa, orientados localmente por entidades e cidadãos que já se associaram a esta ação.

No período da tarde, o Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos convida os voluntários a participar na triagem dos resíduos, que será realizada em dois pontos, no Cais da Foz do Arelho (Caldas da Rainha) e no Parque de Estacionamento da praia do Bom Sucesso (Óbidos).

As inscrições para esta atividade são obrigatórias e gratuitas, bastando enviar o nome e data de nascimento dos participantes para os contactos: 21 778 00 97 / 96 465 60 33 ou geral@lpn.pt

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta