Ciclo “Viva Termas Centro” conjuga descobertas com experiências

0

O “Viva Termas Centro” é um ciclo de animação em rede, promovido pela rede Termas Centro nas suas 18 estâncias termais, que se assume como um produto turístico complementar à oferta terapêutica. O conjunto de ações previsto pretende integrar a experiência turística dentro do produto termal, sem perder de vista a sua íntima relação com a dimensão de saúde e bem‐estar.

A iniciativa desenvolve-se a partir de três eixos, que vão levar os participantes a descobrir, nos próximos dois anos, a rede cultural que envolve as termas, a explorar o seu território e património e a desfrutar de novas experiências. O eixo Descubra ‐ Uma Rede Cultural engloba iniciativas culturais e de animação programadas para se realizarem em rede. O eixo Explore – O Nosso Território e Património assume dois propósitos: a sensibilização para o conhecimento dos recursos aquíferos e espaços termais que compõem a rede e dos recursos naturais e paisagísticos da sua envolvente. Pretende‐se que os turistas que procuram a região descubram as termas e que, em paralelo, os aquistas que vão às termas descubram a região. O eixo Desfrute – Novas Experiências foca‐se em combater o sedentarismo físico, social e mental dos aquistas e visitantes, exaltando o conceito de que as Termas estão em movimento, ativas e que representam destinos propícios a excelentes experiências.
As ações programadas para os próximos dois anos são muitas e variadas, indo ao encontro dos interesses e gostos de diferentes gerações de aquistas. No eixo “Descubra ‐ Uma Rede Cultural”, os destaques vão para “Dança com as Termas”, um circuito de Dança nas estâncias termais; “O Teatro nas Termas”, espetáculos de teatro distribuídos pelas estâncias, em colaboração com várias companhias de teatro sedeadas na região; “Termas Centro Vintage Jazz Tour”, animação de rua musical com jazz, ao jeito dos anos 20; “Poesia com Melodia”, série de espetáculos em que serão musicalizados poemas de poetas portugueses contemporâneos; e “Story Telling nas Termas”, atividade dirigida aos mais novos, com ateliês que sensibilizam os participantes para a salvaguarda da água termal.
No eixo “Explore – O Nosso Território e Património”, as apostas incidem nas ações “Atividades ao Ar Livre”, de valorização dos circuitos pedestres, com exercício físico acompanhado por um animador; “Rede de Geocaching”, caças ao tesouro que irão permitir a exploração do património natural e cultural envolvente das termas; “Concurso de Fotografia: Vida nas Termas”, ação que pretende estimular visitantes e locais a fotografarem o que mais os inspira e mais valoriza nas localidades termais; e “Termas Centro Classic Cars”, passeios de carros clássicos nos territórios das termas.
Finalmente, o eixo “Desfrute – Novas Experiências” incide nas ações “Showcooking”, dirigidas por chefs de cozinha reconhecidos; “Funny Cook”, que tem como objetivo sensibilizar as famílias para a importância de uma alimentação saudável, desafiando as crianças a preparar snacks saudáveis de forma divertida, com produtos naturais e endógenos; “Arte Para a Infância”, conjunto de workshops e experiências culturais para famílias; “Termas em Movimento”, ação que visa estimular o físico e o cognitivo entre públicos intergeracionais; “Torneios nas Termas”, torneios desportivos não federados nos territórios das Termas; e o “Banho Santo”, iniciativa que tenciona renovar uma tradição antiga em cada uma das estâncias termais, aliando‐a a um conjunto de atividades culturais e visitas aos balneários.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta

*