Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez vai presidir à comissão de cogestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês

0

João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal de Câmara de Arcos de Valdevez vai presidir à Comissão de Cogestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A Comissão de Cogestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) é composta por sete elementos, o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de valdevez, em representação dos 5 municípios, o diretor regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte (ICNF-N), um representante da Universidade do Minho, outro de Organizações Não-Governamentais de Ambiente, designado pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente. A Comissão inclui ainda representantes da Associação de Desenvolvimento das Regiões do PNPG, da Associação Florestal Atlântica, em representação dos baldios da área do PNPG e da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.
A comissão integra-se na Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030, que instituiu o modelo de cogestão das áreas protegidas de âmbito nacional, com os objetivos de criar uma dinâmica partilhada de valorização da área protegida, reconhecendo que o património natural português concorre decisivamente para a afirmação do país internacionalmente e, deste modo, contribui para a concretização de um modelo de desenvolvimento assente na valorização do seu território e dos seus valores naturais.
Assim, através do Plano de Cogestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês, pretende-se implementar ações concretas com vista a valorizar e promover o território; sensibilizar as populações locais; e melhorar a comunicação entre os interlocutores e utilizadores.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.