CTP saúda o plano para relançar o turismo e espera que seja operacionalizado com rapidez

0

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) considera que a criação do plano ‘Reativar o Turismo, Construir o Futuro’ apresentado pelo Governo, no passado 21 de Maio, é uma boa notícia para o setor que ficou esquecido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Apresentado pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, o plano prevê um investimento superior a 6 mil milhões de euros e assenta em quatro pilares: apoiar as empresas, fomentar a segurança, gerar negócio e construir o futuro. Mais de 4 mil milhões de euros do plano será assegurada pelo Banco Português do Fomento, para apoio às empresas e para o seu financiamento.
«Depois de um PRR que não refletiu qualquer estratégia para a atividade mais dinâmica, competitiva e geradora de riqueza e de emprego para a economia, o Governo foi sensível aos argumentos da CTP e entendeu finalmente a urgência de investir no relançamento do Turismo», afirma Francisco Calheiros, presidente da CTP.
Além destes apoios às empresas, o plano irá também apostar no fomento da segurança e confiança no destino e direcionar mais de 10 milhões de euros para medidas como o selo Clean&Safe 2.0, os programas ‘Seamless Travel’ e Adaptar 2.0, uma campanha de estímulo à adoção de comportamentos seguros e a atualização do ‘Health Passport 2.0’.
«Numa análise geral, parece-nos um plano capaz de apoiar as empresas a retomar a linha de crescimento e colocar o Turismo no lugar que lhe pertence por direito. Esperamos agora conhecê-lo com maior detalhe e que seja operacionalizado com a maior brevidade possível para permitir a recuperação do tecido empresarial e do emprego», afirma o presidente da CTP.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.