Reabertura do Centro de Enoturismo da Quinta da Fonte Souto

0

Além de visitas guiadas, provas de vinhos e piqueniques, o espaço conta com novos percursos: três pedestres e um para bicicletas

A primavera chegou e, para assinalar o regresso dos dias mais longos e das temperaturas amenas que convidam a sair de casa, o Centro de Visitas da Quinta da Fonte Souto reabriu com novas experiências. Localizado em Portalegre, o primeiro Centro de Enoturismo da Symington Family Estates fora do Norte de Portugal conta agora com quatro novos percursos: três pedestres e um para bicicletas, onde os visitantes poderão conhecer os recantos da propriedade.
Com o mote “um outro vagar”, o Centro de Visitas da Quinta da Fonte Souto foi inaugurado em setembro do ano passado, integrando diversas experiências para aqueles que procuram uma “escapadinha” em plena comunhão com a natureza: visitas guiadas e provas de vinhos, piqueniques e passeios em plena comunhão com a natureza. Além disso, também é possível ficar a conhecer mais sobre a propriedade e a sua história, assim como sobre a família Symington.
Situada em cotas relativamente elevadas, dentro do Parque Natural da Serra de São Mamede, o projeto pretende dar a conhecer o terroir único desta sub-região aos amantes do vinho em Portugal e noutras partes do mundo, dando aos visitantes a oportunidade de descobrir particularidades sobre a preservação do território e da natureza, o cuidado com as vinhas e, ainda, de compreender o processo de vinificação e produção a partir da data da vindima. No armazém, será explicado o processo de estágio, o tipo de barricas utilizado e a evolução do vinho.

Provas e piqueniques com o melhor que a região tem para oferecer
Passando à degustação, estão disponíveis duas provas compostas por vinhos produzidos na propriedade. A Prova Clássica (15 euros) dá a conhecer o Florão Branco, Florão Tinto e Quinta da Fonte Souto Tinto, enquanto a Prova Premium (25 euros) inclui ainda o Quinta da Fonte Souto Branco e o Vinha do Souto Tinto. Os visitantes têm ainda disponível uma carta de vinhos a copo, na qual se inclui, por exemplo, o Rosé 2020 – o primeiro da propriedade, e da Symington. Brevemente, estará também disponível, para prova e para venda, o recentemente lançado Quinta da Fonte Souto Alfrocheiro, o primeiro monovarietal produzido na propriedade. A par das provas há ainda vários petiscos, como tábuas de queijos ou enchidos, azeitonas ou amêndoas torradas, entre outros.
Para aproveitar o ar livre e dar a conhecer o que de melhor se faz na gastronomia regional, o Centro de Enoturismo da Quinta da Fonte Souto criou um piquenique para duas pessoas que inclui iguarias como pão rústico, chutney de cogumelos e coentros, queijo curado alentejano, paio do cachaço de porco preto, azeitonas, broas de bolota e ainda fruta da época. Para acompanhar, está incluída água e uma garrafa de Florão Branco. Há ainda a possibilidade de ser adicionado um menu extra de criança (por 12 euros) que inclui pão rústico, fruta da época, doce de castanha e erva doce, um snack de batatas fritas ou frutos secos, água e sumo de laranja. A experiência está sujeita a reserva com 48 horas de antecedência e tem o custo de 40 euros.

O Centro de Enoturismo da Quinta da Fonte Souto pode ser visitado todos os dias da semana, das 10h00 às 19h00.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.