Acaba de nascer uma nova rota de arte urbana em Lisboa

0

Há sete novos murais de arte urbana para conhecer na cidade de Lisboa. As criações surgem no âmbito do anúncio do novo mapa do VALORANT – um shooter tático, lançado em 2020 pela Riot Games –, que se inspira em Portugal e em elementos da cultura portuguesa e que estará disponível para os jogadores europeus a partir de hoje. O projeto contou com a participação de sete artistas, que criaram sete murais, dois dos quais têm uma representação digital no novo mapa do VALORANT.

Do Largo da Oliveirinha, passando pela Calçada dos Mestres, até à Praça da Cidade de São Salvador, estas são apenas algumas das sete localizações espalhadas pela cidade de Lisboa, onde agora cinco agentes do jogo VALORANT se encontram em “vigia permanente”. Os artistas LS, Jorge Charrua, Marita, Basílio e Marcelo Lamarca – este último do Brasil e que foi escolhido especificamente para representar a agente Raze, que é de nacionalidade brasileira – são os responsáveis por estes murais. A eles juntam-se Kruella d’Enfer e AKACORLEONE, que, diretamente da Rua do Vale de Santo António e da Rua Cidade de Liverpool, transportam as suas criações para uma versão digital, “imprimindo-as” em edifícios presentes no jogo VALORANT.

Fado, elétricos, azulejos portugueses e decorações para os arraiais
No Pearl – nome do oitavo mapa do jogo, agora lançado globalmente a partir de Lisboa –, os mais de 14 milhões de jogadores mensais vão poder “passear” por ruas tipicamente portuguesas, vaguear por edifícios de arquitetura inspirada em cidades do nosso país, assim como observar apontamentos em azulejos, sinalizações escritas em português, os famosos elétricos e até as decorações tradicionais para as festas populares.
Com o lançamento do novo mapa foi também gravado um fado com o nome “Casa de Vidro”. A música, interpretada por Beatriz Silva, poderá ser ouvida não só pelos jogadores que entrarem em Pearl, como também no Spotify. Nesta plataforma, e no âmbito do lançamento do mapa, foi criada uma nova playlist, na qual mais de 50 por cento das músicas são portuguesas. Destaque-se que a música desempenha um papel fundamental no VALORANT, uma vez que é sempre escolhida consoante o clima de cada episódio do jogo.

Pearl é “lançado como destino turístico”
Em parceria com a agência de viagens Tribe Agency, acaba também de ser lançado um website que apresenta o “Pearl” enquanto “destino turístico”. Sublinhando vários aspetos distintivos de Portugal, os utilizadores vão encontrar, no site, várias sugestões sobre o que visitar no país, sítios a não perder e, ainda, informações sobre os sete murais inspirados no VALORANT, que agora “decoram” a cidade de Lisboa. O website pode ser visitado em www.visitpearl.tribestour.com

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.