História da cerâmica da região espanhola da Extremadura explicada às crianças

0

As crianças dos 4 aos 12 anos vão poder descobrir alguns detalhes da história, tradição e vanguarda da região transfronteiriça da Extremadura espanhola, através de um workshop que será realizado no Museu de Lisboa – Teatro Romano.

No próximo dia 22 de outubro, as crianças terão contacto direto com o material e as técnicas utilizadas para a produção de peças de cerâmica e terão a oportunidade de criar uma réplica de uma peça do Museu Nacional de Arte Romana de Mérida.
Esta atividade é realizada em parceria entre o Museu de Lisboa – Teatro Romano e a Terracota Mérida, um conhecido atelier de cerâmica de Mérida (capital da Extremadura e antiga capital da Lusitânia Romana).
A iniciativa, dirigida ao público infantil, vem dar continuidade à intensa colaboração que tem vindo a ser desenvolvida entre o Museu do Teatro Romano de Lisboa e a região espanhola da Extremadura. Desde há vários anos, os vestígios do antigo Teatro Romano da Felicitas Iulia Olisipo têm servido de palco para a apresentação em Lisboa da programação do Festival Internacional de Teatro Clássico de Mérida, e o museu tem acolhido várias exposições, tais como: “Mérida. Theatrum Mundi” ou “Ars Fatum – Máscaras que falam”.
Os ateliers de cerâmica serão orientados pela equipa de Terracota Mérida, que abriu as suas portas na década de 1980, como resultado da decisão dos irmãos Pérez Vinagre, Lorenzo e Juan Manuel.
Lorenzo Pérez Vinagre, o mais velho dos irmãos, é Mestre Artesão, distinção que apenas dez artesãos da Extremadura detêm, e dedica-se à parte criativa e artística da oficina. É também licenciado em artes plásticas e olaria e desenho cerâmico pela Escola Superior de Artes Aplicadas e Ofícios de Mérida
Por sua vez, Juan Manuel Pérez Vinagre, o mais novo da saga, coordena e dirige o departamento de Design e Criatividade da Terracota Mérida, bem como a gestão empresarial e a busca de novos nichos de mercado, tendências e experiência do usuário. É técnico em artesanato e design e possui mestrado em Executive for Craft Design pela EOI.
O workshop de cerâmica Terracota, é uma atividade de uma hora para um total de 30 participantes em 3 sessões (11h, 15h e 16h30) e está inserido no programa Experimenta Extremadura, que tem como objetivo dar continuidade à projeção da Extremadura em Portugal, reforçando a imagem desta região espanhola como um destino único e próximo.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.