Turismo de Portugal reforça aposta no desenvolvimento do Turismo Responsável

0

O Turismo de Portugal apresentou duas importantes iniciativas de objetivos complementares entre si, visando a promoção do desenvolvimento da atividade turística de forma responsável e sustentável.

No âmbito do plano de apoio e recuperação económica das zonas do país mais afetadas pelos incêndios deste verão, foram apresentadas a nova campanha de promoção turística “Grandes Em…” e as novas Linhas de Financiamento especialmente dirigidas às empresas e aos territórios afetados pelos incêndios.
Com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, e do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, foi apresentada, em Manteigas, a nova campanha de promoção turística do Turismo de Portugal “Grandes Em…” destinada à promoção das Aldeias e Vilas de Portugal. Esta campanha visa promover um turismo responsável, através da valorização do interior, enaltecendo a grandeza dos atributos das nossas aldeias e vilas e mostrando a especificidade dos diferentes territórios, em particular os mais afetados pelos incêndios, nomeadamente a Serra da Estrela.
Embora pequenas em tamanho, as nossas aldeias e vilas têm em abundância alguns dos atributos que são mais valorizados, como o tempo, o espaço ou os sabores autênticos. Sob o mote “Pequeno é o novo Grande”, o conceito “Grandes em…” será veiculado no mercado nacional e também nos mercados internacionais, começando por Espanha. A versatilidade da campanha permite a sua apropriação por todas as entidades ou pessoas que desejem criar e partilhar novos temas sob o mesmo mote. Uma campanha digital que será assim colaborativa, participativa e inclusiva, convocando todos a colocar as nossas aldeias e vilas no mapa dos destinos turísticos.
Ainda na mesma sessão, foram apresentadas as novas Linhas de Apoio desenvolvidas pelo Turismo de Portugal e especialmente dirigidas às empresas e aos territórios afetados pelos incêndios, numa dotação global de 10M€.

  • Linha de Apoio à Tesouraria das Empresas Turísticas Afetadas pelos Incêndios, que se destina a fazer face às necessidades de tesouraria das empresas turísticas com atividade nos concelhos afetados;
  • Aviso específico no âmbito do Programa Transformar Turismo, intitulado Regenerar e Valorizar Territórios – Incêndios 2022, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de produtos turísticos endógenos bem como de ações de prevenção e mitigação do potencial de risco em espaços de vocação turística, de modo a tornar o território mais resiliente e regenerar e revitalizar os ecossistemas e as comunidades de que depende a atividade turística.

As empresas e entidades públicas interessadas poderão candidatar-se, ainda no decorrer do mês de outubro, através da plataforma SGPI, disponível em business.turismodeportugal.pt.

Em Manteigas, a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, “renovou o seu compromisso para com os destinos e as regiões mais afetadas pelo flagelo dos incêndios e congratulou-se por num curto espaço de tempo, o Governo, através do Turismo de Portugal, ter cumprido com a promessa de lançar uma campanha promocional para atrair os turistas nacionais e espanhóis a visitar estes destinos, e a lançar linhas de financiamento no montante de 10M€ para apoiar as empresas e as entidades que atuam nestes territórios.

A propósito destas iniciativas, o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo destacou que “o turismo é uma alavanca para o desenvolvimento regional, contribuindo para a dinamização económica e social harmoniosa do país. As nossas Aldeias e Vilas concentram um enorme capital cultural capaz de proporcionar experiências únicas e tão procuradas atualmente. A par da recuperação que se impõe às áreas mais afetadas pelos incêndios deste verão, há que não perder o enquadramento estratégico que orienta o Turismo de Portugal – a Estratégia de Turismo 2027 – e que tem como um dos seus objetivos o desenvolvimento da atividade turística nacional em todo o território, durante todo o ano.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.