A UNESCO reforça seu apoio à Guiné-Bissau para a proteção do Arquipélago de Bijagós

0

Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, visitou neste mês de Janeiro o Arquipélago de Bijagós (Guiné-Bissau), atualmente sob proteção do programa de reservas da biosfera da UNESCO. Durante uma reunião com o presidente da República, ela anunciou o apoio específico em 2023 para que a Guiné-Bissau lance a candidatura deste sítio à Lista do Patrimônio Mundial.

O Arquipélago de Bijagós é um ecossistema excepcional devido à diversidade de sua fauna e flora, além do equilíbrio em que vivem as populações locais com a natureza graças às suas tradições”, afirmou Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO.
Após uma reunião com o presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, a diretora-geral também anunciou que “a UNESCO irá apoiar o país em seu projeto de inscrição de Bijagós na Lista do Patrimônio Mundial mobilizando fundos específicos a partir de 2023, conforme a prioridade à África na ações da UNESCO”.
Estes fundos irão traduzir-se em uma série de iniciativas da UNESCO no terreno: a formação de uma nova geração de especialistas locais, a disponibilização de especialistas internacionais, assim como o apoio às autoridades nacionais na elaboração de um plano de gestão para o Arquipélago de Bijagós, garantindo sua a proteção permanente com base em critérios da Convenção do Patrimônio Mundial. O objetivo é entregar oficialmente a candidatura perante o Comitê do Patrimônio Mundial em princípios de 2024.
O apoio reforçado faz para de um projeto regional lançado em junho de 2021 pela UNESCO em parceria com o Japão, visando apoiar países africanos em candidaturas ao Patrimônio Mundial.

Bijagós, reserva da biosfera desde 1996
As 88 ilhas do Arquipélago de Bijagós abrigam uma biodiversidade excepcional, com paisagens de mangue, savanas, palmeirais e florestas tropicais. Trata-se de um santuário para centenas de espécies animais, incluindo mamíferos como golfinhos, peixes-boi e hipopótamos. É o local mais importante da África Ocidental para a desova de tartarugas verdes e o segundo mais importante para aves migratórias, contanto com a visita de cerca de um milhão de pássaros todos os anos.
Apenas um quarto dessas ilhas são habitadas. A população desenvolveu uma relação inseparável entre o patrimônio natural e cultural, com um modo de vida baseado no respeito e proteção do meio ambiente. Esta abordagem foi reconhecida pela UNESCO em 1996, com sua designação como reserva da biosfera.
Essa classificação teve um efeito catalisador na proteção do patrimônio natural da Guiné-Bissau, uma vez que desencadeou a criação de arcabouços, organismos e instrumentos nacionais dedicados à proteção e promoção da biodiversidade. É o caso, por exemplo, do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP), que coordena a gestão de áreas protegidas no país, a conscientização do público e a pesquisa relacionada à conservação, junto às comunidades locais, grupos da sociedade civil da Guiné-Bissau e ministérios correlatos.
Com base nesse resultado positivo, estão em processo as candidaturas de duas outras reservas da biosfera da UNESCO no país.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.