Mais de 40 mil pessoas já visitaram a exposição ICONS em Lisboa

0

A exposição do reconhecido fotógrafo norte-americano pode ser visitada na Cordoaria Nacional, em Lisboa, até ao dia 22 de janeiro de 2023.

São mais de 100 fotografias, entre elas a de Sharbat Gula, a menina afegã que foi capa da revista National Geographic em 1985.

Até dia 22 de janeiro ainda é possível visitar a exposição ICONS, de Steve McCurry, que conta com mais de 100 fotografias de grande formato registadas em 36 países diferentes, ao longo de um percurso profissional que soma já mais de 40 anos. Desde a sua estreia em Lisboa, no final de setembro, a exposição ICONS já conquistou mais de 40 mil visitantes portugueses e também de turistas de outras nacionalidades que não quiseram deixar de conhecer a obra de um dos mais reconhecidos fotógrafos a nível mundial.

Com o elemento humano enquanto principal protagonista, ICONS revive o percurso de McCurry pelo mundo da fotografia, entre viagens pelo Afeganistão, Índia, Sudeste Asiático, África, Cuba, Estados Unidos, Brasil ou Itália, onde se inclui também a fotografia de Sharbat Gula, a menina afegã.

Foi em 1984 que Steve McCurry conheceu Sharbat Gula, em plena guerra no Afeganistão, um registo fotográfico que se tornou num dos seus mais icónicos trabalhos, e também capa da revista National Geographic, em 1985. A ligação entre os dois nunca se perdeu e Steve McCurry apoiou-a em vários momentos, tanto quando ela se encontrava refugiada no Paquistão, como também quando foi obrigada a sair do Afeganistão por causa do novo regime. Sharbat Gula vive atualmente em Itália e conta também com o apoio da filantropa Sophia Swire.

Países como a Índia, Afeganistão ou Birmânia marcaram a vida e obra de Steve McCurry, por onde o artista viajou mais de 40 vezes ao longo de várias décadas, agora reunidas na exposição ICONS onde retrata a emoção do sofrimento humano, alegria e admiração de pessoas de diferentes idades, culturas e etnias.

A exposição ICONS conta com curadoria de Biba Giacchetti, pela Sudest57, e é organizada em parceria com a Sold Out e a Fever.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.