Centro de Interpretação do Românico acolhe a exposição “Pedra a Pedra”

0

“Pedra a Pedra”, de Egídio Santos, é o mote da nova exposição fotográfica da Rota do Românico, patente no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, até ao dia 16 de abril.

Luís Monteiro e Egídio Santos

Constituída por 30 imagens dedicadas ao património cultural da Rota do Românico, com exemplares representativos dos seus 12 concelhos, a exposição foi inaugurada, esta tarde, com a presença, entre outros, do autor e de Luís Monteiro, o secretário-geral da VALSOUSA, a entidade gestora da Rota do Românico.

Capela da Senhora da livração de Fandinhães.

A imagem da pastora que conduz o rebanho sob a proteção divina da Capela da Senhora da Livração de Fandinhães (Paços de Gaiolo, Marco de Canaveses) foi já distinguida com uma menção honrosa na categoria Fotografia sobre Património, nos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM).
Nascido no Porto, em 1970, com o curso de Fotografia da Escola Superior Artística do Porto, Egídio Santos tem uma carreira de mais de três décadas, repartida entre o fotojornalismo e a fotografia de autor. Fotografou para dezenas de livros, participou em mais de 40 exposições individuais e coletivas, e está representado nas coleções do Centro Português de Fotografia, do Museu do Douro, do Museu do Côa, entre outras.
A exposição “Pedra a Pedra” enquadra-se no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.