CIM Viseu Dão Lafões reforça a Rede Ciclável Intermunicipal

0

Iniciativa estruturante lança as bases para o estudo e implementação de uma rede intermunicipal de Ecopistas, Ecovias e Vias Cicláveis. Plano de Ecovias ambiciona reforçar a coesão territorial, ao mesmo tempo que promove uma região mais inclusiva, sustentável e amiga da mobilidade suave.

No passado dia 24 de março, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões promoveu a reunião de arranque do projeto do Plano de Ecovias da Região Viseu Dão Lafões. Realizada à margem da reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal, esta sessão de trabalho, que decorreu no Edifício Sede da CIM Viseu Dão Lafões, contou com a presença dos municípios envolvidos no projeto.

O Plano de Ecovias da Região, que se pretende construir, vem promover o desenvolvimento de uma rede ciclável que irá concretizar a ligação entre as infraestruturas já existentes, nomeadamente a Ecopista do Dão, a Ecopista do Vouga (em fase final de construção) e a Ecovia do Mondego (também em fase final de construção) e os demais municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva, todos envolvidos neste projeto.
Assim, durante os próximos meses serão desenvolvidos os trabalhos tendentes à elaboração do estudo prévio para a elaboração do Plano de Ecovias da CIM Viseu Dão Lafões.
Segundo o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “esta iniciativa, a que hoje demos o tiro de partida, assume múltiplas vertentes relacionadas com o desenvolvimento do território. Por um lado, temos a vertente ligada à atividade física e do lazer, na medida em que esta rede vem democratizar e promover uma maior fruição do espaço público intermunicipal por todos. Na questão ambiental, esta iniciativa vem reforçar a aposta intermunicipal em novas formas de mobilidade suave, apostando numa maior sustentabilidade territorial, permitindo a diminuição do uso do automóvel, em alguns trajetos dentro dos municípios e entre eles, com benefícios evidentes ao nível da redução de emissões de CO2“.
Esta é uma iniciativa que mostra a importância que entidades como as CIM, com a sua capacidade de pensar os seus territórios como um todo e enquanto espaços de decisão, têm para o desenvolvimento regional“, acrescentou.
De acordo com Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, “é com muita satisfação que a CIM dá este primeiro passo para alargarmos de forma integrada a rede intermunicipal de vias cicláveis. Esta será uma obra estruturante para toda a região, na medida em que irá conferir novas oportunidades de vivência do território“.
Há dois aspetos muito importantes, que importa referir, que são a componente ligada à coesão social e territorial, bem como o desenvolvimento económico associado à atividade turística que este tipo de infraestrutura promove“, concluiu Nuno Martinho.
Atualmente, a nível intermunicipal, a região conta com a Ecopista do Dão (49km) e com a Ecopista do Vouga (66km). Em termos de ligação a territórios vizinhos, a Ecovia do Mondego (41km) faz a ligação à Região de Coimbra. A estas três infraestruturas, que entre elas atravessam os municípios de Santa Comba Dão, Tondela, Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades, com o Plano de Ecovias da Região Viseu Dão Lafões, associar-se-ão os municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva numa rede intermunicipal exclusivamente dedicada à mobilidade suave.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.