Museu Municipal de Loulé com dupla distinção pela Associação Portuguesa de Museologia

0

O trabalho realizado nos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto valeu ao Museu Municipal de Loulé uma dupla distinção nos Prémios Nacionais 2023, promovidos pela Associação Portuguesa de Museologia, numa cerimónia que teve lugar esta sexta-feira, no Museu do Ar, em Sintra.

O Prémio de “Projeto de Museografia” e o Prémio de “Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural” vieram laurear a musealização e valorização dos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto, um processo que permitiu dar a conhecer à comunidade e aos turistas este espaço único, os únicos banhos islâmicos até ao momento identificados em território nacional.
O Prémio de “Projeto de Museografia” destina-se a premiar projetos de museografia, em exposições temporárias e permanentes, enquanto que o Prémio de “Salvaguarda, Conservação e Restauro em Património Cultural” distingue projetos nas áreas da salvaguarda, conservação e restauro do património material – património edificado e bens.
O autarca louletano, na cerimónia de entrega dos prémios, salientou a importância destas distinções sublinhando que se trata de um primeiro passo para o Quarteirão Cultural a desenvolver em toda a área do casco histórico da cidade de Loulé.
Construído no século XII, junto a umas das entradas da cidade medieval islâmica al-’Ulyà, o edifício do Hammam encontra-se dividido em cinco espaços distintos: sala fria, sala tépida, sala quente, compartimento da fornalha e vestíbulo, não estando estes dois últimos visíveis na área musealizada. Mais tarde, no século XV, viria aqui a ser construída a Casa Senhorial da família Barreto, que faz parte do edifício musealizado.
A musealização do espaço dos Banhos Islâmicos permitiu (re)conhecer neste local uma diacronia de ocupação da cidade de Loulé, uma vez que aqui coabitam estruturas arquitetónicas de valor patrimonial de dois relevantes períodos num só espaço.
Recorde-se que o processo para a classificação dos Banhos Islâmicos de Loulé como Monumento Nacional encontra-se na sua fase final.
A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) foi fundada em 1965 com o objetivo de servir a comunidade de profissionais de museus Portugueses. Foi a primeira organização profissional ligada aos Museus a ser fundada em Portugal.
Anualmente, e desde 1997, esta Associação promove a cerimónia de atribuição dos Prémios APOM, destinada a distinguir museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor. O objetivo destes prémios é o de incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos museólogos portugueses e o seu contributo efetivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.