A bela cascata Fraga da Pena

0

É em plena Mata da Margaraça, inserida na Área Protegida da Serra do Açor, que se esconde a Fraga da Pena, um local privilegiado de encontro com a natureza. Um cenário idílico onde a água abre caminho por entre a vegetação e a superfície xistosa, e se despenha numa majestosa cascata com mais de 20 metros.

Fotografia: Viver com Gosto/Passear

A Cascata da Fraga da Pena é uma queda de água (cascata) na Serra do Açor e que se localiza nas proximidades da aldeia de Pardieiros, Arganil, no Distrito de Coimbra, em Portugal.
Esta cascata tem origem num acidente geológico e é considerada uma das maiores mais valias entre os recursos naturais da paisagem protegida da Serra do Açor.
As águas que se despenham desta cascata correm por um vale muito apertado na montanha, dando assim origem a uma micropaisagem, que surge de forma repentina, dotada de vegetação abundante a cobrir o xisto.
O desnível da Cascata da Fraga da Pena chega aos 20 metros de altura. A sua alimentação provem da Barroca das Degrainhas, onde forma um primeiro lençol de água, águas estas que escorrem para outro menor e dando novamente origem a outra cascata.
A vegetação merece, aliás, um olhar atento, sendo constituída por carvalhos, azereiros, azevinhos e um conjunto de espécies arbustivas e herbáceas, algumas delas raras, bem como alguns antigos exemplares de carvalho-alvarinho (Quercus robur) e de castanheiro (Castanea sativa), para além do medronheiro (Arbutus unedo), do trovisco (Daphne gnidium), do aderno-de-folhas-estreitas (P. angustifolia) e do aderno-de-folhas-largas (Phillyrea latifolia).

Localização
Latitude: 40.220254859764054
Longitude: -7.936001805712863

Sugestão de Percurso Pedestre
PR1 AGN – Caminho do Xisto da Benfeita
Percurso circular com partida e chegada na Aldeia do Xisto da Benfeita, passando por trilhos de rara beleza natural e fantásticas quedas de água.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.