CineEco 2023 de 5 a 13 de Outubro em Seia

0

A um ano de celebrar 30 anos de festival, a 29ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela anuncia a sua Seleção Oficial, este ano com uma maior aposta em obras cinematográficas.

O festival irá decorrer de 5 e 13 de Outubro, em Seia, na Casa Municipal da Cultura. Concorreram cerca de 300 filmes dos vários cantos do mundo, tendo sido selecionados 65, de 27 países diferentes.
A Competição Internacional de Longas-Metragens inclui 10 filmes, dos quais se destacam as estreias em Portugal de Club Zero e de Lakota Nation vs. United States. Club Zero, que integra a competição oficial do Festival de Cannes 2023, foi realizado por Jessica Hausner (já premiada no Festival de Veneza) e conta com a participação de Mia Wasikowska (Alice no País das Maravilhas). Lakota Nation vs. United States é um documentário sobre a questão das violências cometidas contra indígenas nos EUA, que faz uso do imaginário dos faroestes clássicos e que foi produzido por Mark Ruffalo (o Hulk dos Vingadores) e Marisa Tomei (vencedora do Óscar por Meu Primo Vinny).
Nesta competição, salienta-se, ainda, o filme Le Règne Animal, exibido no Festival de Cannes 2023, com os franceses Romain Duris (Albergue Espanhol) e Adèle Exarchopoulos (Azul é a cor mais quente).
Em destaque nas Longas-Metragens em Língua Portuguesa temos a estreia nacional de A Invenção do Outro, de Bruno Jorge, documentário sobre o primeiro contacto com uma tribo indígena remota na Amazónia que destaca, entre os seus protagonistas, o indigenista brasileiro Bruno Pereira, brutalmente assassinado pela exploração mineira ilegal em junho de 2022, ao lado do jornalista inglês Dom Phillips. É um dos últimos registos em vida do investigador e ativista.
Rejeito, de Pedro de Philippis, é um documentário sobre o crime ambiental cometido pela empresa Vale do Rio Doce na região de Brumadinho, no Brasil, após a rutura de uma barragem de rejeitados que causou dezenas de mortes, não tendo, ainda, sido levado à justiça.
Charcoal, da realizadora Carolina Markowicz, é um filme de suspense de humor macabro brasileiro, exibido nos Festivais de San Sebastian e Toronto 2022, e premiado no CinéLatino 2023, em Toulouse.
Por fim, O Segredo de Perlimps, uma nova animação para o público infantil realizada pelo brasileiro Alê Abreu, que foi nomeado para Óscar de Melhor Longa de Animação por O Menino e o Mundo (2016).
Nas cinco categorias em competição ou em exibições paralelas, são vários os temas que estão presentes na programação deste ano e que são um convite à reflexão para a mudança comportamental. São exemplo: a resistência de pequenas comunidades frente a tragédias ambientais; os direitos dos povos indígenas; a relação entre famílias, género e meio ambiente; a relação entre migrações e ambiente; a luta das populações pela preservação de rios e recursos hídricos; e os impactos e consequências dos incêndios em Portugal.
No festival, é já frequente poder assistir-se a antestreias nacionais ou mundiais de alguns filmes dedicados ao tema ambiental, como aconteceu com EO de Jerzy Skolimowski em 2022, ou mesmo a filmes que se revelaram depois ser o primeiro filme candidato a Óscar, como foi o caso de Ice Merchants de João Gonzalez, em 2022.

O CineEco é um evento cultural de natureza internacional de temática ambiental, organizado pelo Município de Seia desde 1995 de forma ininterrupta. Em todas as edições e em todas as secções ou atividades a entrada é gratuita, prestando um serviço público.

É o único festival de cinema exclusivamente ambiental em Portugal e um dos festivais de cinema de ambiente mais antigos do mundo. Através das experiências multiculturais, o CineEco ajuda a descrever e compor um panorama do pensamento mundial atual sobre estas questões e proporciona aos espetadores momentos de conhecimento e reflexão, com a ambição de gerar comportamentos transformadores e de participação.

Ao longo de cada edição, para além das várias secções competitivas, organiza um conjunto de atividades, onde se incluem conversas com realizadores, exposições, ações de educação ambiental com escolas, entre outros, contribuindo para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e valorização do território e enriquecimento do conhecimento ambiental e cinematográfico.

Para uma colaboração, promoção, divulgação do festival e envolvimento mais eficaz da comunidade, o CineEco apresenta a figura de “padrinho e madrinha” – pessoas da comunidade que são convidadas em cada edição do festival para apadrinharem os filmes que concorrem à Competição de Longas-Metragens Internacionais.

Realiza ao longo do ano, uma vasta rede de extensões por todo o país, proporcionando ao público filmes desta temática, constituindo-se como um dos muitos fatores diferenciadores do festival.

O CineEco é membro fundador da Green Film Network, uma plataforma de 39 festivais de cinema ambiental.
A curadoria do CineEco 2023 é assumida pelos programadores: Cláudia Marques Santos, Daniel Oliveira e Tiago Fernandes Alves.
O CineEco 2023 é organizado pelo Município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas. Conta ainda com a Lipor como patrocinador principal e com o apoio financeiro da DGArtes.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.