Centro de Portugal, Alentejo e Estremadura espanhola reforçam promoção conjunta dos seus destinos turísticos

0

As autoridades de turismo da região europeia Euroace, composta pelas regiões portuguesas Centro de Portugal e Alentejo e pela Estremadura espanhola, participaram no passado dia 1 de Fevereiro numa reunião de trabalho em Évora, em que foram definidos os próximos passos na estratégia de promoção conjunta dos três territórios.

O plano de ação estabelecido prevê a continuação do desenvolvimento de produtos turísticos conjuntos, nomeadamente nas áreas do Património da Humanidade da UNESCO, na Gastronomia e Vinhos, na Natureza e no Turismo Espiritual. São áreas em que o Centro de Portugal, o Alentejo e a Estremadura espanhola são particularmente ricos e em que está prevista a promoção conjunta em eventos internacionais de turismo, nomeadamente em congressos e feiras.

Os casos específicos do património romano, com destinos marcantes como Mérida, Évora ou Condeixa-a-Nova, e da herança judaica, com os exemplos de Castelo de Vide, Belmonte e Hervás, foram referidos na reunião como possibilidades fortes de promoção conjunta a nível internacional.

A identificação de fontes de financiamento partilhadas, nomeadamente a candidatura a projetos europeus, e a elaboração de um orçamento comum foram outros temas em destaque na reunião.

O Centro de Portugal esteve representado no encontro pela vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP), Anabela Freitas, e pelo presidente e vice-presidente da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC), respetivamente Pedro Machado e Jorge Loureiro, além de diretores de vários departamentos destes organismos. Pela TCP, participaram Sílvia Ribau, Chefe do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção, e Adriana Rodrigues, Chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas.

A reunião de hoje, muito produtiva, serviu para fortalecer o espírito de união entre o Centro de Portugal, o Alentejo e a Estremadura espanhola. Todos os participantes estão motivados para as vantagens de se realizarem projetos conjuntos de turismo, que acrescentem valor, simplifiquem custos e tragam benefícios às populações”, explica Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal.

As fortes relações que existem entre as três regiões, assentes na proximidade territorial, bem como na diversidade e riqueza dos territórios envolvidos, é uma vantagem competitiva, que permite a promoção conjunta dos principais ativos turísticos. Faz todo o sentido que nos apresentemos de forma conjunta e consolidada em eventos internacionais. Esta colaboração permite oferecer aos visitantes uma experiência turística única e abrangente”, acrescenta.

Na reunião participaram ainda José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva, presidente da ARPT Alentejo, António Lacerda, diretor executivo da ARPT Alentejo, e Anabel Domínguez Pardo, diretora geral de Turismo da Junta da Estremadura, em Espanha.

A Eurorregião Euroace, iniciativa criada em 2009, cobre uma área de 92.500 quilómetros quadrados e nela vivem 3,4 milhões de habitantes, cerca de 6% da população da Península Ibérica.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.