A VIII Mostra Musical do Eixo Atlântico realiza-se dias 13 e 14 de abril em Barcelos

0

375 jovens da Galiza e do Norte de Portugal interpretarão peças de música clássica e jazz em jornadas abertas ao público

A oitava edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico realiza-se no fim de semana de 12 a 14 de abril. 375 participantes da Galiza e do Norte de Portugal, 32 solistas e 343 agrupamentos de cerca de 30 escolas de música e conservatórios de 22 municípios do Eixo Atlântico, interpretarão peças de música clássica e jazz no Auditório São Bento Menni e no Teatro Gil Vicente, durante todo o dia de sábado.
Os/as solistas, com idades compreendidas entre 8 e 18 anos, e os grupos, nos quais participam jovens até aos 25 anos, são de Barcelos, Gaia, Braga, Famalicão, Santa Maria da Feira, Guimarães, Vila do Conde, Fafe, Bragança, O Barco de Valdeorras, Felgueiras, A Coruña, Amarante, Ferrol, Vila Real, Gondomar, Santiago de Compostela, Mirandela, Ponteareas, Esposende, Viana do Castelo e Matosinhos.
O fim de semana musical culminará no domingo dia 14 com a final da Mostra Musical, da parte da manhã, em que um júri profissional decidirá quem serão os/as vencedores/as, e, na parte da tarde, terá lugar a entrega de prémios no Auditório São Bento Menni. No final do evento o público poderá disfrutar de uma atuação do Coro de Barcelos que interpretará o tema “Grândola Vila Morena”.

Joám Trillo, homenageado
A VIII Mostra Musical do Eixo Atlântico homenageia o músico galego Joám Trillo.
Nasceu em Negreira, na província de A Coruña, no ano de 1942. Estudou Música Sacra e Composição Superior.
Foi uma das figuras mais destacadas da proteção e promoção da música galega, realizando um extenso trabalho de formação nas diferentes instituições galegas e de recuperação e difusão do repertório dos compositores galegos dos séculos XVIII, XIX e XX.
Fundou e dirigiu a Xove Orquestra de Galicia em 1987, uma das formações de referência dentro da música galega, e em 1992 funda também a Ars Gallæciæ Musicæ, uma coleção destinada a publicar as composições de autores galegos do passado e do presente, que conta já com mais de 30 publicações.
O seu elenco conta com um importante catálogo de obras, incluindo alguns grandes formatos sinfónicos e corais. À sua vertente compositiva de acrescentar um intenso trabalho de investigação, com vários livros e obras publicadas. O Município de Barcelos tem uma oferta formativa musical de referência da que são exemplos a Banda Musical de Oliveira, o Conservatório de Música de Barcelos, a Academia de Música Viatodos e as Guitarras elétricas Manhente. Ao acolher a Mostra Musical do Eixo Atlântico, a cidade pretende consolidar uma programação cultural diversificada, potenciando os objetivos deste evento para a identidade cultural de Barcelos, assim como dar visibilidade ao cluster musical da Eurorregião no contexto das Cidades Criativas da Música, da rede UNESCO. A Mostra Musical, que se realiza bienalmente desde 2008, reconhece, promove, premeia e divulga a prática musical, apoiando músicos e intérpretes que pelo seu valor e interesse possam contribuir para a divulgação do gosto pela Música da Galiza e do Norte de Portugal, privilegiando a inovação, a qualidade, a interação e a renovação do panorama musical do Eixo Atlântico. O evento reúne em cada edição centenas de alunos de escolas e conservatórios de música das cidades do Eixo Atlântico.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.