Durante os dois últimos fins-de-semana de setembro — dias 21-22 e 28-29 —, dezoito das mais emblemáticas casas senhoriais dos concelhos de Ponte de Lima e Viana do Castelo abrem, excecionalmente, as portas a visitas guiadas pelos seus proprietários. A iniciativa, intitulada “Vínculos com (a) história: à descoberta das casas históricas da Ribeira Lima”, é organizada pelo projeto europeu VINCULUM, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), com a parceria do Município de Ponte de Lima, da TURIHAB — Associação do Turismo de Habitação e da Patrimonium — Gestão e Promoção de Bens Culturais.
Trata-se dum projeto a vários títulos pioneiro ao nível nacional, com o objetivo de estimular o conhecimento e a valorização da casa histórica junto das comunidades locais e do público alargado. Para acompanhar e agilizar as visitas foi constituído um corpo de cerca de 40 voluntários, estudantes do 11.º e 12.º ano da Escola Secundária de Ponte de Lima, que mediando o encontro com as casas aprofundarão os seus conhecimentos de história local e forjarão laços com o património em questão.
As visitas, realizadas mediante inscrições online, serão complementadas por um programa científico e lúdico. Nos dias 20 e 27 de setembro, às 18h00, o auditório dos Paços do Concelho de Ponte de Lima acolherá duas conferências subordinadas ao tema da casa e dos jardins históricos, sendo oradoras a arquiteta paisagista Teresa Andresen e a jornalista Paula Moura Pinheiro, respetivamente. Já nos dias 22 e 29 de setembro, às 18h00, terão lugar momentos lúdicos, compreendendo um momento musical e um verde de honra, nos jardins do Paço de Calheiros e da Casa Grande de Sá.
A inscrição é obrigatória, mas gratuita.
Consulte o regulamento e marque a sua visita: https://patrimonium.pt/vinculum/