Astúrias: Gijón/Xixón

0

Uma cidade voltada para o mar com um centro histórico importante e com uma gastronomia de grande qualidade.
Visitámos as Astúrias a convite do Turismo das Astúrias.

Texto e fotografia: ©Lobo do Mar / Passear.com

Las Letronas
Palácio de Revillagigedo
Estátua de Pelayo
Árbol de la Sidra

Celta, romana e contemporânea; marítima, urbana e rural, Gijón/Xixón é há séculos uma excelente ligação com o Golfo da Biscaia e países ultramarinos, e nas suas ruas e parques tudo está pensado para ser desfrutado sem pressa e ao máximo.
É por isso que, desde a antiguidade, através da sua fachada marítima e atravessando a sua geografia, foram traçadas duas rotas históricas: a Via da Prata e o Caminho de Santiago ao longo da Costa.
É uma cidade virada para o mar. As suas praias e infra-estruturas náuticas fazem de Gijón/Xixón um destino interessante para os desportos náuticos.
Da mesma forma, Gijón/Xixón tem, naturalmente, infra-estruturas relacionadas com o ambiente marinho próximo, tão interessantes como a Balneário Talasoponiente (o único com água do mar nas Astúrias).
No dia em que demos a nossa caminhada pela cidade estava a chover e um pouco cinzento mas nem isso retira a beleza e a personalidade de Gijón.
É interessante observar estabelecimentos peculiares que ocupam os rés-do-chão de edifícios modernistas e ecléticos (séculos XIX e início do século XX) projetados pelo arquiteto Manuel del Busto, com o charme do passado e para reuniões tranquilas.
O café combina com os livros que se podem ver em muitos dos bares e pubs considerados autênticos templos culturais e localizados no coração da cidade. A sidra também está muito presente nas ruas de Gijón/Xixón através de estabelecimentos de venda e consumo ou através da escultura gigante junto à marginal feita de garrafas deste bebida.
Um pouco fora do centro urbano temos o Centro de Santa Catalina (com a escultura Elogio do Horizonte) que, devido à sua posição estratégica, permite uma visualização diferente de Gijón/Xixón e das suas atividades económicas e desportivas.

Escultura Elogio do Horizonte
Plaza Campinos de Begoña

Jantar na Tierra Astur Sidreria em Gijón
À entrada uma loja de produtos agro-alimentares asturianos e um amplo bar de boas-vindas que também é usado para passar um tempo informal na melhor companhia, provando uma sidra e petiscando pratos do menu .
São dois andares com uma grande sala de jantar nos fundos e tem barris onde estão inseridas mesas com diferentes capacidades.
No capítulo gastronómico, a grelha tem um papel especial em toda a nossa proposta gastronómica, na qual também pode encontrar uma seleção de queijos e enchidos asturianos.

O que comemos
Tábua de Queijos (variedades Afuega peperoni; Cabrales; Vidiago entre outros); Bebemos Sidra e Vinho das Astúrias; Entrada: Pasta de Milho com chouriço; Tamboril frito com ovo e farinha;
Carne de vaca Asturiana com pimentos Padron.

Estadia Hotel Moderno, em Gijón, de autoria de Manuel Del Busto Arquiteto Modernista 1905 – 1935

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.