Sérvia – Tantas razões para visitar Belgrado e é para voltar

0

Já estava aí o dia 3 e com sensação de que faltava tempo para ver tudo com mais calma.

Era o dia de regresso a Portugal mas só ao fim do dia, o que permitiu uma visita à Embaixada de Portugal na Servia onde fomos recebidos pelo então Encarregado de Negócios Jose Ataíde Amaral e na nossa conversa tivemos oportunidade de transmitir as nossas impressões sobre este país que tem um potencial imenso.
As visitas programadas para este dia, o Museu da Jugoslávia e á casa das Flores, o Templo de Saint Sava, verdadeiro ex libris da capital e, para finalizar, o Museu Tesla.

Museu da Jugoslávia de visita obrigatória
Dedica-se a preservar e interpretar a complexa herança Jugoslava. Exibe exposições de todos os estágios de desenvolvimento e subsequente declínio da Jugoslávia – desde o surgimento da ideia de um estado conjunto de eslavos do sul, passando pela criação do Reino da Jugoslávia e da República Socialista Federativa da Jugoslávia, até ao eventual rompimento do país e o fenómeno que o acompanha, a Jugo-nostalgia.
O complexo do museu compreende a Residência Presidencial, o antigo Museu da Jugoslávia (onde são guardados os presentes feitos ao chefe de Estado) e o Museu “25 de Maio”, onde são realizadas exposições.
Os presentes recebidos por Josip Broz Tito durante suas visitas a chefes de Estado e autoridades estrangeiras incluem fotografias, roupas, armas, medalhas e itens feitos de prata e marfim. Assim, aqui você pode ver um capacete coríntio do século VI, um presente do rei grego Paulo I, um antigo escudo etíope e um antigo punhal japonês feito no século XIV.
A biblioteca do Museu inclui livros sobre história, artes, etnologia e outros tópicos, enquanto a coleção de fotos contém fotografias de todos os eventos oficiais com a presença do Presidente Tito entre 1947 e 1980.
A antiga residência do presidente jugoslavo, conhecida como a “Casa das Flores”, foi convertida em museu após a sua morte. É também o seu lugar de descanso, visitado por milhares dos seus seguidores e admiradores todos os anos.
O Museu “25 de maio”, que também faz parte do complexo do Museu da Jugoslávia, realiza exposições interessantes que o ajudarão a entender a cultura e a história únicas de um país que não existe mais.
Fonte: Visit Sérvia

Templo de Saint Sava
Tem um impacto incrível quando entramos aqui.
O maior templo ortodoxo do sudeste da Europa foi construído simbolicamente no local onde se acredita que foram queimadas as relíquias do famoso São Sava, o primeiro arcebispo da Igreja Ortodoxa Sérvia. Graças à sua monumentalidade, o magnífico templo rapidamente conquistou um lugar de destaque no horizonte da cidade e tornou-se uma das principais características da silhueta contemporânea de Belgrado. O interior do templo é decorado com complexos mosaicos de pedra natural e vidro, que juntos criam composições magníficas como a Ascensão de Cristo, que está colocada sob a cúpula central.
Tem neste link um auto guia com visita virtual que vale a pena.

Museu Nikola Tesla
Nikola Tesla, o ilustre cientista americano de ascendência sérvia, deu uma contribuição imensurável para o progresso tecnológico da humanidade.
O campo magnético rotativo, o motor de indução e a corrente alternada polifásica são apenas algumas de suas invenções que ajudaram a “iluminar o mundo” e trazer eletricidade para as casas das pessoas.
Fomos à descoberta legado deste grande cientista visitando o Museu Nikola Tesla em Belgrado, que guarda invenções, medalhas, ferramentas e documentos de Tesla, bem como itens pessoais de sua vida.
Os itens em exibição são agrupados em várias unidades. Por exemplo, a coleção de descobertas de engenharia mecânica inclui bombas e velocímetros de Tesla, instrumentos de medição e as ferramentas de engenharia mecânica que usou.
Ainda assim, o maior tesouro deste museu é o arquivo de Tesla, composto por mais de 160.000 documentos, manuscritos, notas, fotografias, cálculos, esquemas, desenhos, livros.
Devido à sua imensa importância para a humanidade, o Arquivo Nikola Tesla foi inscrito na lista Memória do Mundo da UNESCO.
Aqui podemos observar também alguns dos seus objetos pessoais: roupas, produtos de higiene pessoal, cartas e presentes que ele recebeu. Há até móveis do quarto do hotel New Yorker onde Tesla passou a última década de sua vida.
O museu também guarda inúmeros itens que Tesla possuía, medalhas e placas que recebeu, bem como sua máscara mortuária e urna com seus restos mortais.
Fonte: Museu Nikola Tesla

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.