A beleza das paisagens de Rhone Alpes

0

A região francesa  Rhone Alpes é conhecida pela pureza e beleza das suas paisagens, localizada entre Paris e a Côte d’Azur, nas fronteiras de Suíça e de Itália, a região de Rhône-Alpes encontra-se na encruzilha da Europa, com os seus dois aeroportos internacionais, Lyon e Genebra, um serviço por comboio notável e uma vasta rede de auto-estradas. Dotada de 8 parques naturais e sítios únicos como o Mont Blanc e as Gargantas de Ardèche,

Rhône-Alpes oferece paisagens muito diversas: montanhas, vinhedos e pequenos vales, campos de lavanda e de oliveiras. Em Rhône-Alpes, a água encontra-se sob todas as formas: neve e glaciares, rios e lagos… Rhône-Alpes possui três dos cinco maiores lagos de França (lago Léman, lago do Bourget e lago de Annecy).

Todos os desportos são acessíveis num ambiente excepcional: caminhadas, BTT ou ainda o parapente e a canoa… Rhône-Alpes, segunda região golfista francesa com mais de 60 percursos, possui igualmente o maior domínio esquiável do mundo e acolheu três vezes os jogos olímpicos de inverno.

Os amadores de arte e de cultura não ficarão decepcionados com a descoberta das cidades de arte, Lyon classificada Património Mundial pela UNESCO, Annecy, Grenoble, Chambéry, e Saint Etienne. Quanto aos “gourmets” e ávidos, terão muito que escolher entre as especialidades para provar acompanhados de um Beaujolais ou de um Côtes du Rhône, e as numerosas mesas de fama (Paul Bocuse nomeadamente) que conta a região.

Primeiro destino urbano da região e classificado ao património mundial da Unesco, Lyon mantêm sua traça original dos seus 2000 anos de história, dos vestígios galo romanos às paredes de pedra pintados de hoje. Mas a concorrência é forte: Chambéry, Grenoble, Saint-Etienne e Vienne podem concorrer a esta supremacia, sem esquecer Annecy, autêntica jóia localizada a beira do Lago mais puro da Europa. Os apaixonados da cultura encontrarão aqui sua felicidade: Concertos clássicos no teatro romano de Vienne, Arte moderna e Design em Saint-Étienne são só alguns exemplos. Se gosta mais de compras, dê uma volta pelas grandes marcas que se disputem a localização e as lojas que mostram muito estilo e originalidade. Lyon ferve de actividades e eventos com sua Opéra muito conceituada, suas Bienais, a Festa das Luzes e suas Noites de Fourvière (teatro, dança, música e filmes). Mas fora da cidade esta vida não pára: Jazz em Vienne, Festival de Animação em Annecy, Musilac em Aix-les-Bains ou ainda a Bienal de Design em Saint-Étienne.

Se o Norte dos Alpes franceses é a parte mais conhecida da região Rhône-Alpes, esta não é só uma região de montanhas. A variedade é a palavra que melhor a caracteriza, ao atravessar a região e encontrará um leque contrastado de paisagens e locais como 13 das mais belas aldeias de França “Plus beau Village de France” construídas nas altivas escarpas, no fundo dos vales alpinos, rodeados de campos de alfazema ou aninhadas no meio dos vinhedos sem falar dos numerosos castelos, abadias, mosteiros e jardins. A região transborda de maravilhas naturais: cumes denteados na Savoie, as lagoas da Dombes e sua riqueza ornitológica, gargantas espectaculares, grutas e cavernas…o homem vive nesta zona desde os tempos pré-históricos e o Saber-Fazer artesanais transmitem-se de geração em geração e sempre vivos. (cerâmica de Dieulefit, tamancos Bressans, Cabedais de Cerdon…). Siga os cerca de 700 km da estrada “Route des Grandes Alpes” e irá descobrir todo o Alpes franceses da Suíça até ao Mediterrâneo ou entre na historia percorrendo a estrada “ROUTE Napoléon”que liga Grenoble à Provence. Poderá depois voltar aos campos de lavanda da Drôme nas portas da Provence, aos vinhedos do Rhône e às quintas tradicionais de Bresse.

Destino de predileição dos esquiadores, Rhône-Alpes propõe também toda uma gama de desportos e actividades ao ar livre tanto em planicia como em montanha. Depois de receber três vezes os jogos Olímpicos de Inverno  e contando com não menos de que 160 estâncias de desportos de inverno, com três dos maiores domínios esquiavéis do mundo (Les 3 Vallées, Paradiski, Espace Killy) e numerosas estâncias como perfis mais diversos e variados assim como os domínios exclusivos para pratica de desportos nórdicos no Vercors e no Jura, Rhône-Alpes é o destino de inverno por excelência! Primavera, verão e outono não ficam de menos com uma oferta muito variada: trekking, vela, caminhada nos glaciares, mergulhos nos lagos (agua a 25ºC), golfo, ciclismo (a etapa mais desafiante da Volta à França), escalada, espeologia, VTT, kayak, Via Ferrata, alpinismo, rafting, desportos equestres e muito mais ainda….sem esquecer o quadro natural de cortar a respiração: a região conta com 6 parques naturais regionais e 2 parques nacionais.

No país do Mont Blanc, pratica-se o alpinismo de alto nível, mas também podemos dedicar-nos ao prazer da caminhada. Com trezentos e cinquenta quilómetros de trilhos soberbamente preservados que contornam o vale, e cento e sessenta itinerários adaptados a cada pessoa, passeia-se perto dos glaciares e pode até dar-se a volta ao Mont Blanc. Pelo vale. Chamonix, a capital da marcha a pé, aqui existe oferta para todos os gostos, até mesmo para os mais modestos. Assim, as famílias com crianças bem calçadas apanham os meios mecânicos de la Flégère e do Brévent para passearem tranquilas a dois mil metros de altitude, com uma vista impressionante sobre o maciço e um desnível de apenas duzentos metros. O mais frequente dos passeios é o caminho de Henri Vallot, que desliza, maravilha das maravilhas, abaixo das agulhas de Chamonix com vista sobre les Drus. Faz-se tudo numa descida suave e o passeio, ideal para fazer no começo da manhã ou ao sol poente, praticamente não acusa desnível.

Todas estas caminhadas se praticam entre Maio e Setembro. Para a caminhada rainha, le Tour du Mont Blanc que dura entre sete a dez dias e passa em França, Suíça e Itália, passando por desfiladeiros, vales e cornijas, é preciso ser experiente e aceitar fazer a marcha durante cerca de oito horas por dia, seguindo o trajecto de Horace Bénédict de Saussure que a realizou pela primeira vez em 1767. Para testar a sua resistência, pode começar pela caminhada em direcção ao lago Blanc que dura três horas e meia de subida e quarenta e cinco minutos de descida passando pelo desfiladeiro dos Montets e por algumas escalas. Quanto aos experientes em marcha mais gulosos, em cada mil e mil e quinhentos metros de altitude, e a quarenta e cinco minutos de Chamonix mais ou menos, foram crescendo queijarias e queijarias que se estendem por torrentes e glaciares para degustar os queijos frescos da montanha.

Acessos:

Localizada a meio caminho entre a Côte d’Azur e Paris, Rhône-Alpes tem uma posição central no coração de Europa, com acessos fáceis desde Portugal de carro, de comboio e de avião.

Por estrada:

Só 6 horas de carro desde Barcelona

1326 km de rede de auto-estradas para ligar as cidades entre elas

Para preparar a sua viagem: www.viamichelin.com

De comboio:

Principais estações ferroviárias de Rhône-Alpes com o TGV (comboio de Alta Velocidade)

Lyon Part Dieu e Perrache, Saint Etienne, Chambéry, Annecy, Grenoble, Valence TGV, Montélimar

Rail Europe www.raileurope.com

De avião:

Aeroporto Internacional de Lyon-Saint-Exupéry (25 km de Lyon)

Página de Internet www.lyonairport.com

[mappress]

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta