Caminhada: O meu Jardim é no campo…

0

Neste tempo de confinamento, devido ao Covid-19, o contacto com as plantas e a Natureza tem um efeito magnífico sobre o ser humano.
Quando tiver oportunidade de caminhar pelos campos ou terrenos abandonados esteja atento pois, ainda pode observar estas 5 plantas silvestres que lhes apresentamos.

Fotografia: Vasco de Melo Gonçalves

Anacamptis pyramidalis (Satirião-menor)
Anacamptis pyramidalis é planta herbácea, perene, pertencente ao género Anacamptis da família Orchidaceae (orquídeas).
Ecologia: Prados e pastagens em clareiras de matos ou de bosques, preferentemente calcários.

Briza maxima L. (Abelhinhas)
Briza maxima é uma espécie de planta com flor pertencente à família Poaceae. Os seus nomes comuns são abelhinhas, bole-bole-maior, bole-bole, bule-bule, bule-bule-grado, campainhas-do-diabo, chocalheira-maior, quilhão-de-galo.[
Ecologia: Prados, searas, campos agrícolas, baldios, montados, olivais e pomares de sequeiro, clareiras e orlas de matos, bosques e pinhais. Grande amplitude ecológica, com alguma preferência por locais secos.

Echium plantagineum (Chupa-mel)
Echium plantagineum é uma espécie pertencente ao género Echium nativa da Europa ocidental (da Inglaterra ao sul da Península Ibérica), leste da Crimeia, norte de África, e sudeste da Ásia. Nomes comuns Lingua-de-vaca, Soagem e Soagem-viperina
Ecologia: Em campos de cultivo, pousios, pastagens, margens de caminhos e areias. Espécie com grande amplitude ecológica, ocorre em terrenos húmidos ou secos, em locais geralmente ruderalizados. Indiferente edáfica.

Lonicera etrusca (Madressilva)
Lonicera etrusca é uma espécie do gênero botânico Lonicera, da família das Caprifoliaceae.
Ecologia: Sebes e orlas de carvalhais, azinhais e carrascais, por vezes em clareiras, em ambientes mediterrâneos ou submediterrâneos. Indiferente edáfica, ocorre sobre vários tipos de substratos.

Papaver rhoeas L. (Papoila-brava)
Papaver rhoeas ( nomes comuns incluem papoila comum , papoila de milho , milho aumentou , papoila campo , Flandres papoila ou papoila vermelha ) é uma espécie de planta herbácea anual floração na família de papoila, Papaveraceae .
Ecologia: Searas, pousios, pastagens, prados, montados, olivais e por vezes comportando-se como ruderal em bermas de caminhos, baldios e entulhos. Em substratos algo nitrificados, associados ao pastoreio extensivo de ovinos.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.