Garmin ajuda a usar a bicicleta como meio de transporte

0

Para além da sua utilização como ferramenta desportiva, com milhões de adeptos em todo o mundo, a bicicleta configura-se, na era atual, como um meio de deslocação diária alternativa que oferece múltiplos benefícios. Entre eles, redução da saturação de outros meios de transporte e diminuição da poluição, bem como maior mobilidade e acesso a várias áreas.
De acordo com um estudo da Comissão Europeia, 73% dos europeus consideram que a bicicleta deveria beneficiar de um tratamento preferencial em relação ao automóvel.

A bicicleta tem milhões de utilizadores em todo o mundo, que a usam como uma ferramenta desportiva, ideal para andar na estrada ou em trilhos. No entanto, há muitos utilizadores que a concebem como forma alternativa a outros meios de transporte, para se deslocarem para o trabalho ou para realizar compras. Algo que, atualmente, ganhou um especial destaque e é proposto como uma opção em expansão, que visa contribuir para a redução da saturação de outros tipos de transporte, sejam públicos ou privados.
Várias associações defendem mudanças nas cidades para que o uso da bicicleta seja mais frequente, como evidencia o estudo da Comissão Europeia que destaca a elevada percentagem de 73% de europeus a apoiarem um tratamento especial no uso da bicicleta em detrimento do automóvel. Acresce a esta tendência a possibilidade dos utilizadores que recorrem a um computador de ciclismo, como o Edge® da Garmin, mediante o qual podem encontrar um grande suporte para se deslocarem diariamente, com a sua bicicleta.

Pedalar para uma nova Era
Algumas cidades europeias também começaram a trabalhar em medidas concretas para dar maior destaque às bicicletas, como o aumento das faixas de bicicleta, o alargamento das vias com velocidades limitadas a 30 km/h ou a sua separação física dos veículos a motor. Porque transformar a bicicleta num dos principais meios de transporte para as nossas viagens diárias requer consciência por parte de todos, mas tem múltiplos benefícios a nível social e pessoal.
Em primeiro lugar, quando pegamos na bicicleta estamos a praticar exercício físico e permanecemos ativos, o que ajuda a cuidar da nossa saúde. Além disso, este meio de locomoção não polui e a sua manutenção é geralmente barata, pelo que também contribui para a poupança económica.
Acresce a isto a facilidade de se deslocar através de uma multiplicidade de espaços e uma maior acessibilidade, o que lhe permite explorar novos ambientes, que, com outros meios de transporte, não seria possível. Além disso, é mais fácil encontrar um lugar de estacionamento.

Para ir trabalhar ou às compras, com a ajuda do melhor guia
Perante este novo cenário e a possibilidade de considerar a bicicleta como meio de transporte maioritário, é essencial ter as condições necessárias nas cidades e, também, ajudar os regulamentos estabelecidos e outros instrumentos para alcançar uma mudança de impacto positivo.
Neste sentido, lembre-se que se tiver um computador de bicicleta Edge® pode utilizar os seus mapas de navegação específica para ciclismo e direções de ponto a ponto (Garmin Cycle Map), bem como introduzir moradas específicas, cruzamentos ou coordenadas para ir ao seu destino. Da mesma forma, os seus alertas avisam-no quando estiver a aproximar-se de curvas, para que possa estar bem informado e prevenido ao longo do trajeto.
Permite, ainda, acompanhar os quilómetros percorridos todos os dias, decidir e traçar o seu percurso de ida e volta (ponto a ponto) antes de sair de casa, e fazê-lo com total conforto e simplicidade através da aplicação Garmin Connect. A isto soma-se a possibilidade de pesquisar e acrescentar pontos de interesse ao longo da sua rota (POIs), entre os quais supermercados, serviços públicos, centros de saúde e hospitais, entre outros. Pode até alterar a sua localização de pesquisa para localizar pontos de interesse próximos ou endereços num local diferente, como o seu destino.
Também pode personalizar o ecrã do seu computador de ciclismo com uma infinidade de widgets que lhe interessam e ter acesso às informações necessárias para as suas viagens como, por exemplo, informações meteorológicas para controlar o tempo na sua rota e, assim, antecipar possíveis alterações meteorológicas, entre outras.

Ligue-se à segurança
Manter a família e amigos informados sobre a sua posição nos seus passeios de bicicleta confere maior tranquilidade para todos. Se tiver um computador de ciclismo Edge® lembre-se que pode ser emparelhado via Bluetooth® com um smartphone compatível e beneficiar de funcionalidades como o LiveTrack, que mostra a sua posição em tempo real. Além disso, por conveniência, pode ver chamadas e mensagens de texto no seu próprio dispositivo.
Por outro lado, a bicicleta é considerada um meio de transporte seguro, uma vez que os acidentes são minoritários em comparação com outros veículos (a estatística estima dois incidentes de bicicleta por cada 100 de automóveis). Neste sentido, lembre-se que se o seu Edge® detetar um incidente, pode encaminhar a sua localização para o contacto de emergência que já predeterminou anteriormente.
Para viagens mais longas, tem o sistema de radar Garmin Varia™ RTL 510, que o alerta quando um veículo se aproxima de trás a uma distância de 140 metros, sendo capaz de ver no seu Edge® os diferentes veículos que se aproximam, bem como o nível de risco através de um código de cores. Por sua vez, a luz traseira do radar alerta o condutor do veículo automóvel para a sua presença. E se também tiver a luz frontal de alta intensidade Varia™ UT 800, pode mover-se ao longo de qualquer rota com a visibilidade necessária, uma vez que a sua intensidade ajusta-se automaticamente de acordo com a sua velocidade e o perfil da rota.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.