Astúrias: Cidade Laboral da Cultura

0

Surpreendente pelo património edificado (maior edifício em toda a Espanha) pela sua beleza e atualmente com um programa cultural muito diversificado.
Visitámos as Astúrias a convite do Turismo das Astúrias.

Texto e fotografia: ©Lobo do Mar / Passear.com

Cidade Laboral da Cultura tem uma história fascinante e um design imponente e surpreendente que nos leva de volta à antiguidade clássica no meio da vegetação asturiana.
É sempre animada: estudantes, artistas, viajantes… os seus pátios, os seus impressionantes jardins, o seu teatro ou sua torre – de onde podemos contemplar uma das melhores vistas panorâmicas sobre a cidade de Gijón.

Partilhando terreno com a paróquia de Cabueñes, encontra-se a Universidade Laboral (1948-1957), um colossal conjunto arquitetónico que albergou inicialmente um orfanato para órfãos da mineração. As suas instalações incluem um imenso pátio, a segunda maior capela elíptica do mundo, um imponente teatro com fachada helenística, jardins sumptuosos, inúmeras salas e toda a infraestrutura para a vida quotidiana: cozinha, quartos, salas de aula, etc.
A Torre que domina todo o conjunto com quase 130 m de altura é o principal miradouro sobre a cidade.
Durante duas décadas esteve sem qualquer função e em 2001 foi resgatada pelo Principado das Astúrias. Em Março de 2007 abriu as suas portas com a designação Cidade Laboral da Cultura, é uma cidade cultural do século XXI, aberta, plural, na qual há espaço para todo tipo de espetáculos e atividades de lazer. Um espaço único de educação, produção cultural e indústria criativa. Onde centenas de pessoas trabalham ou estudam diariamente.
Em 2020 foi apresentada a candidatura a Património da Humanidade.

Recomenda-se uma visita pormenorizada e se possível com guia.
Para consultar o programa detalhado visite
http://www.laboralciudaddelacultura.com/

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.