Destino: Llastres, uma vila ligada ao mar

0

As Astúrias, no norte de Espanha, possuem um conjunto muito interessante de vilas costeiras que, só por si, valem uma visita à região. Lastres é um bom exemplo do que acabo de referir. Entalada entre o mar e as montanhas Llastres, no concelho de Colunga, é considerada uma das cidades mais bonitas da Espanha, uma distinção que oficialmente possui e que é totalmente merecida.

Texto e fotografias: Revista Passear

Além disso, esta vila piscatória outrora dedicada à pesca da baleia e forte contra possíveis invasões da costa, foi distinguida como Vila Exemplar das Astúrias, galardão que a Fundação Princesa das Astúrias lhe atribuiu em 2010, pela sua adaptação à terra e o espírito de melhoramento dos seus habitantes.


Assim, este enclave na costa oriental das Astúrias é famoso pela sua atividade piscatória incansável de há séculos, pela sua excelente gastronomia do mar e pela sua beleza única. No porto podemos observar o trabalho dos pescadores na lota de peixe e marisco e posteriormente saboreá-los nos seus restaurantes e casas de sidra. Também do Mirador de San Roque, na parte alta temos uma vista panorâmica da cidade, das suas praias, a Sierra del Sueve e os Picos de Europa. Lastres é um dos lugares mais fotografados e filmados de todas as Astúrias e percebemos porquê quando aqui chegamos, o charme de Lastres e a sua atmosfera de tranquilidade cantábrica são absolutamente cativantes.
Llastres tem um centro histórico espetacular, com ruas de paralelepípedos, palácios e casas brasonadas que se misturam com as casas simples dos pescadores, e todas têm um denominador comum: a brisa do mar que as acaricia constantemente e as esplêndidas vistas panorâmicas do Golfo da Biscaia e do Monte Sueve . Há muitos lugares encantadores: o bairro Balleneros, a capela Buen Suceso, a Torre do Relógio e a Igreja de Santa María de Sábada.
Como se isso não bastasse, Lastres não tem apenas um porto, mas também belas praias, sendo um cenário ideal para desportos aquáticos e para desfrutar de atrações culturais como o Museu Jurássico, localizado nas proximidades ou as pegadas de dinossauros na praia La Griega.

Para saber mais sobre Llastres:
https://www.turismocolunga.es/lastres-historia-pescadores/

https://www.turismoasturias.es/descubre/costa/villas-marineras/marinera-lastres

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.