Garmin Edge® 1040

0

O novo Edge® 1040 está repleto de funcionalidades de desempenho, navegação, segurança e conectividade, os ciclistas podem agora andar mais tempo e explorar novas rotas onde quiserem. Também utiliza dados específicos para fornecer uma visão dinâmica do desempenho, incluindo o VO2 máximo e a frequência cardíaca (quando emparelhado com sensores compatíveis). Também inclui a dinâmica MTB e a função ClimbPro, que lhe permite ver a subida e o declive restante de cada subida.

A Garmin acaba de revelar a sua nova série Edge® 1040 de computadores de ciclismo, dispositivos GPS para ciclistas que queiram testar os seus limites. Utiliza as mais recentes ferramentas de navegação e uma série de funcionalidades para melhorar cada passeio e maximizar o desempenho.

Com um novo design robusto com montagem em metal de um quarto de volta e um ecrã tátil a cores capacitivo de 3,5 polegadas que responde rapidamente, mesmo com luvas ou quando molhado, este dispositivo oferece funcionalidades avançadas em termos de monitorização, navegação específica para ciclismo, segurança e funções de conectividade. Para além disso, inclui a capacidade de exibir dados essenciais como distância, velocidade, elevação e onde está a pedalar graças a mapas integrados, e a capacidade de sincronizar com exercícios pré-desenhados e registar dados fisiológicos. E tudo isto sob uma nova interface otimizada e uma configuração simplificada que torna mais rápido e fácil o acesso à informação e ferramentas de que necessita, e até ajustar os campos de dados diretamente a partir do seu computador de bicicleta ou smartphone emparelhado compatível.

Energia solar e GNSS multibanda
Duas das suas mais recentes funcionalidades são a integração da carga solar (versão Edge® 1040 Solar) e a tecnologia multibanda que lhe permite andar mais tempo e em condições de condução difíceis. Para aproveitar o poder do sol, este computador dispõe de uma lente de carregamento solar Power Glass™ que dá aos condutores mais tempo entre recargas. Isto traduz-se numa duração de bateria prolongada de até 100 horas no modo de poupança de bateria, o que representa um acréscimo de 20 minutos por hora durante o dia.

Entretanto, a integração de tecnologia GNSS multibanda significa um posicionamento GPS mais preciso em ambientes onde a receção de sinais pode ser comprometida, tais como em áreas urbanas densas ou debaixo de árvores altas e frondosas.

Stamina – Nível de resistência
Os novos computadores de ciclismo também apresentam a função Stamina, que calcula o nível de resistência ao longo da prova. Para tal, utilizam o histórico de treino, VO2 Max, limiar de lactato e estado de recuperação. Especificamente, são capazes de relatar quanta energia o atleta tem, mostrando os valores totais, reais de resistência (quanto resta se continuar no esforço atual), a distância de resistência e o tempo (quanto tempo se espera poder continuar no nível de esforço atual) e quanto está a ser recarregado (verde) e descarregado (laranja) dentro dos períodos de esforço e recuperação. Até recomenda treinos baseados na sua carga de treino atual e VO2 máximo, e pode ver como o seu corpo reage em diferentes ambientes, bem como a sua aclimatação baseada no calor e na altitude. O dispositivo também enviará alertas ao longo da rota quando for altura de reabastecer ou reidratar.

Aptidões e Power Guide
A nova série Edge 1040 é capaz de classificar os pontos fracos e os pontos fortes do ciclista e compará-los com as exigências de um passeio específico, para que se possa concentrar no treino e na melhoria em áreas específicas. Além disso, integram a nova função Power Guide, que serve como guia de potência que permite gerir o seu esforço através da recomendação de objetivos de potência ao longo do trajeto.

Rotas e mapas
Com cobertura topográfica da Europa, Norte de África e América do Norte, dispõe de mapas pré-carregados Garmin Cycle Map e oferece a possibilidade de descarregar gratuitamente quaisquer outros Garmin Cycle Map de outras regiões, oferecendo informação de elevação do terreno, pontos de interesse, navegação curva a curva e também alertas de navegação que avisam quando se aproximam curvas apertadas, para proporcionar ao ciclista uma navegação precisa em qualquer lugar.

Os ciclistas podem optar por criar as suas próprias rotas ou tirar partido do popular serviço de rotas Trendline™, que utiliza milhões de quilómetros de rotas de ciclismo (carregados pelos utilizadores para Garmin Connect) para mostrar as melhores e mais frequentadas rotas rodoviárias e de montanha. E para aqueles que utilizam plataformas como Strava e Komoot, podem criar rotas e sincronizá-las sem problemas com o seu dispositivo Garmin.

E se o ciclista decidir fazer uma paragem, sair da rota e explorar as redondezas, pode fazer uma pausa na navegação e, quando estiver pronto para voltar à rota, o computador de ciclismo irá guiá-lo com três opções: de volta à rota que deixou quando fez o desvio, apanhando um ponto próximo, ou apanhar um atalho para apanhar a sua rota mais à frente. Graças à app pré-instalada Trailforks, é possível descobrir os detalhes e a dificuldade de muitas rotas, em mais de 80 países, diretamente a partir do dispositivo. Quando o utilizador pára no meio da pista, o modo Forksight mostra automaticamente as bifurcações seguintes e o ponto exato na rede de trilhos.

Subidas, declives e dinâmica MTB
Este dispositivo é também notável por ter a função ClimbPro, graças à qual é possível conhecer a subida e a inclinação restante em cada uma das subidas das vias, o que se traduz numa melhor e maior dose de esforço e energia. Estes dados podem ser visualizados tanto no próprio computador de ciclismo como através do Garmin Connect.

Para os entusiastas do ciclismo de aventura e de montanha, proporciona dinâmicas de MTB, tais como contagem de saltos, distância e tempo de espera. Outras métricas incluem Grit, que mede a dificuldade de um passeio utilizando GPS, dados de elevação e acelerómetro, e Flow, que fornece métricas para ver como o ciclista se move suavemente através do percurso.

Também pode ser facilmente conectado a um rolo de treino Tacx® para monitorizar treinos interiores e exteriores através do Garmin Connect ou sincronizado automaticamente através de outras aplicações, tais como TrainingPeaks® e TrainerRoad®.

Outro ponto a destacar é a sua capacidade de exibir notificações inteligentes (chamadas e mensagens) no seu ecrã, bem como o acesso a serviços de informação em direto, tais como previsões meteorológicas (funções ativadas através de um smartphone compatível).

Também oferece a possibilidade de configurar facilmente as definições pela primeira vez, uma vez que o utilizador obterá perfis pré-definidos e personalizados com base nas suas definições Edge anteriores. Os ciclistas de primeira viagem Edge® receberão automaticamente as configurações mais populares de outros utilizadores, com base nos seus sensores e tipo de trajetos.

Confiança na estrada
Para que não falte nadam, inclui também o LiveTrack, que permite à família e amigos acompanhar o progresso e a localização em tempo real, bem como partilhar o planeamento da rota para ver onde já esteve e onde vai estar. Ao mesmo tempo, fornece a função de seguimento GroupTrack, que permite o contacto com o pelotão no caso de se separar do pelotão.

No caso de um acontecimento imprevisto durante a viagem, o utilizador pode enviar rapidamente o local atual aos contactos escolhidos para que saibam onde está. Isto é complementado pelo serviço de deteção de incidentes e assistência, que envia a localização em tempo real para os contactos de emergência previamente selecionados pelo utilizador.

inReach e Varia™, os seus companheiros perfeitos
Os dispositivos Edge 1040 podem ser emparelhados com os dispositivos de comunicação bidirecional inReach (assinatura necessária) para ativar alertas SOS e enviar mensagens via satélite Iridium. Pode também comunicar com qualquer um dos dispositivos da família Varia™, quer sejam câmaras de velocidade ou luzes inteligentes, ajudando os utilizadores a ver e a ser vistos por veículos na estrada ou em condições de luz mais fraca.

Memória e autonomia
O Edge 1040 oferece 32GB de memória e uma autonomia de bateria de até 35 horas de utilização contínua e 70 horas em modo de poupança de energia. A versão solar tem uma memória interna de 62 GB e uma duração de bateria de até 100 horas em modo de poupança de energia.

Finalmente, a série consiste é composta por dois dispositivos e um pack: Edge® 1040, Edge® 1040 Solar e Edge® 1040 Pack (Edge® 1040, sensor de velocidade e cadência, monitor HRM-DualTM, montagem frontal, montagem standard, correia e cabo USB-A para USB-C).

Concebidos no interior para a vida no exterior, os produtos Garmin revolucionaram a vida dos corredores, ciclistas, nadadores e atletas de todos os níveis e capacidades. Empenhada em desenvolver tecnologia que ajuda as pessoas a permanecerem ativas e a elevarem o seu desempenho, a Garmin acredita que cada dia é uma oportunidade para inovar e um desafio a superar o dia de ontem. Outras marcas Garmin Fitness incluem Tacx e Firstbeat Analytics™.

PRVP Edge® 1040 Solar: 749,99 euros (IVA incluído)
PRVP Edge® 1040: 599,99 euros (IVA incluído)
PRVP Edge® 1040 Pack: 699,99 euros (IVA incluído)

Comercialização: Engitrónica.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.