Câmara Municipal de Torres Vedras apresentou Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico

0

Afirmar Torres Vedras como um destino de referência no panorama nacional é um dos objetivos do Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Torres Vedras que foi apresentado esta terça-feira, 16 de maio, no Auditório do Edifício Paços do Concelho. O plano foi elaborado pelo IPDT – Turismo e Consultoria e pela Câmara Municipal de Torres Vedras, encontrou-se em discussão pública até ao passado dia 2 de junho.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, destacou a “diversidade de ofertas” turísticas que existem atualmente no território, mencionando a oferta cultural, as oportunidades no âmbito do turismo de natureza e do enoturismo, que se aliam aos 20 quilómetros de costa. “Aquilo que queremos é trabalhar estas ofertas em rede, para que quem nos visita possa ser acolhido da melhor forma” afirmou.

Mar; vinho; património e tradições; paisagem protegida; cultura e criatividade são os “produtos âncora” em que se pretende centrar a aposta do Município. Para isso, propõe-se a criação de sete clusters, ou seja, equipas compostas por técnicos municipais e agentes económicos que irão partilhar ideias e decidir ações futuras na sua área de atuação.

O momento contou com a presença da vereadora do Turismo da Câmara Municipal, Dulcineia Ramos, e do presidente do IPDT – Turismo e Consultoria, António Jorge Costa, que procedeu à apresentação do trabalho desenvolvido. O processo teve início em 2022, tendo sido efetuados mais de 100 contactos junto de empresas que operam no setor, investidores, entidades institucionais e decisores políticos.

Alavancar a notoriedade de Torres Vedras junto de mercados turísticos estratégicos, aumentar a rentabilidade dos negócios do turismo e mitigar a sazonalidade dos fluxos turísticos no território são outros dos objetivos desta estratégia, que apresenta um conjunto de 10 metas a alcançar até 2028.

Além de traçar uma análise do território, o Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico inclui um plano de ação com 43 propostas no âmbito da qualificação da oferta do território, da promoção, da proximidade e do conhecimento.

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.