À Descoberta da Ericeira

0
  • A história da Ericeira remonta a cerca de 1000 a.C.. presumivelmente local de passagem e instalação dos Fenícios.
  • O seu primeiro foral data de 1229.
  • Nova carta de foro concedida por D. Manuel I em 1513.
  • A Ericeira conheceu no século XIX a sua época áurea.
  • Fuga de D. Manuel II para o exílio, da praia dos Pescadores, a 5 de outubro de 1910.
  • A única reserva mundial de surf na Europa.

A vila da Ericeira tem, ao longo da sua existência, sabido adaptar-se às exigências e necessidades dos tempos. De um porto pesqueiro e comercial, localizado numa costa pouco favorável do ponto de vista morfológico, a Ericeira possui uma histórica rica e com uma importância económica de relevo (especialmente no século XIX). No final do século XX o fenómeno do Surf ganha força com algumas etapas do ASP World Tour a passarem por Ribeira d’Ilhas.

Discoteca Ouriço

A Ericeira tornou-se Reserva Mundial de Surf a 14 de outubro de 2011, sendo a segunda Reserva distinguida a nível global, e a primeira a ser distinguida na Europa.
Os critérios que conduziram ao seu reconhecimento oficial foram a qualidade e a consistência das ondas, a importância histórica e cultural do surf local, a riqueza e a sensibilidade ambiental da área e, ainda, a forte mobilização da comunidade.
A Reserva Mundial de Surf da Ericeira integra-se no Concelho de Mafra, estendendo-se entre as praias da Empa e de São Lourenço, numa faixa costeira que concentra sete ondas de classe mundial num espaço de apenas quatro quilómetros: Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço.
O Surf é um dos grandes responsáveis pelo o desenvolvimento turístico da Ericeira. A vila transformou-se por completo nos últimos 15 anos! As escolas de surf, os alojamentos locais, os restaurantes e o comércio, em geral, cresceram de uma forma nunca vista terminando, de vez, com a sazonalidade da região. A Ericeira é atualmente uma vila cosmopolita e, nas suas ruas, os idiomas estrangeiros são uma constante. Esta nova realidade trouxe à região uma grande pressão imobiliária e novos desafios ao poder local no sentido de conseguir um equilíbrio social e económico.

Igreja da Misericórdia
Capela de São Sebastião
Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem

A Ericeira não é somente desporto. O seu património religioso edificado é também um fator de atratividade e numa vila relativamente pequena temos, entre igrejas e capelas, cinco locais de visita obrigatória no centro histórico.
Um outro local de visita obrigatória é o porto de pesca. Na Ericeira ainda podemos observar a azáfama do dia à dia de uma comunidade que honra o seu passado.
O que mais gosto de fazer quando visito a Ericeira é deambular pelas suas ruas estreitas, com a minha máquina fotográfica, à procura de pormenores arquitetónicos ou decorativos que conjugados com uma luz solar especial fazem desta vila um local único!

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.