Livro “Mãos que criam” é homenagem a todos os oleiros

0

A FIOBAR (Festa Ibérica da Olaria e do Barro) que decorre em S. Pedro do Corval de 16 a 19 de maio é, este ano, palco do lançamento do livro “Mãos que criam”, de Antónia Fialho Conde, Professora Auxiliar do Departamento de História da Universidade de Évora.

O livro faz parte da coleção “Município de Reguengos de Monsaraz – A nossa história” e é uma homenagem a todos os oleiros que contribuíram para o desenvolvimento económico e cultural desta atividade ancestral e para a sua projeção nacional e internacional.

O livro revisita a história da olaria de S. Pedro do Corval e todas as competências do mestre oleiro. A autora dá a conhecer as condições naturais de que o município goza e que permitiram que este se afirmasse como centro de olaria por excelência, dando continuidade a tradições ancestrais.

“Mãos que criam” chama a atenção para os desafios que o século XXI lança à olaria, numa era em que os plásticos invadiram o nosso quotidiano. A inexistência de aprendizes e a diminuição do recurso às rodas tradicionais e fornos a lenha são problemáticas que devem ser equacionadas. Os oleiros tiveram que se modernizar: surgiram novas peças, novas formas, cores e outras funcionalidades, em peças maioritariamente decorativas. O lançamento do primeiro catálogo de olaria de S. Pedro de Corval e Salvatierra de los Barros é um marco evidente de mudança estratégica.

José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, explica “a obra Mãos que criam referencia a importância do artesanato como meio de excelência para o desenvolvimento da nossa sociedade. A olaria é a nossa memória, o nosso património, a nossa história. Este livro é uma demonstração clara do reconhecimento que a olaria e os seus mestres oleiros alcançaram aquém e além-fronteiras”.

Sobre a FIOBAR

A 19ª edição da FIOBAR – Festa Ibérica da Olaria e do Barro – uma organização conjunta do Município de Reguengos de Monsaraz, Junta de Freguesia de Corval e Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros com o apoio do IEFP, e decorre este ano em S. Pedro do Corval entre os dias 16 e 19 de maio.

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro é um evento transfronteiriço de promoção cultural e turística de uma importante manifestação artística e artesanal: a olaria. Organizada em anos alternados em cada município, com esta iniciativa pretende-se valorizar a olaria, chamar a atenção para o seu valor artesanal e artístico e apontar estratégias para o seu desenvolvimento económico e profissional.

Evento com dimensão ibérica reúne o maior centro oleiro de Portugal (S. Pedro do Corval) e Espanha (Salvatierra de los Barros) através das exposições, demonstrações, jornadas ibéricas e música tradicional. Os visitantes terão oportunidade de conhecer as olarias e experimentar a arte de moldar e pintar o barro, mas também apreciar a oferta gastronómica e cultural da região.

Sobre a autora

Antónia Fialho Conde é Professora Auxiliar do Departamento de História da Universidade de Coimbra e membro integrado do CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora) e investigadora do Laboratório HERCULES (Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda – Universidade de Évora)

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta