No troço inicial do Rio Vez, na antiga póvoa medieval de Sistello, ergue-se num pequeno planalto, dominando sobre monumentais socalcos, pendurado à Via Medieval do Vale do Vez, o lugar de Padrão, fundado por Carta de Foro de D. Afonso III, em 1271.
Padrão é provavelmente uma das mais belas aldeias implantadas nas faldas da Serra da Peneda. Dialogando perfeitamente com a topografia, ocupa densamente o planalto voltado a Noroeste, reservando as zonas melhor expostas ao sol e aos ventos dominantes para a localização dos seus dois núcleos de espigueiros, que no total ultrapassam as quatro dezenas. Junto ao Rio Vez, ultrapassado por uma espectacular ponte medieval em arco, encontramos o seu núcleo de moinhos.
Para as zonas altas da Serra, praticando um peculiar regime pastoril transumante, levavam os gados, onde permaneciam sensivelmente entre os meses de Abril a Setembro, em áreas de pasto e cultivo designadas por “brandas”. Aí, na solidão das altas montanhas, bem perto dos 1000m de altitude, encontramos as mais peculiares formas arquitectónicas, materializadas nos abrigos de pastores, construídos totalmente em granito.
Venha até Padrão. Visite os recantos da aldeia e suba às “brandas” de Alhal e Gêmea.
Convidamo-lo para um pequeno percurso pedestre na companhia do Arquitecto Fernando Cerqueira Barros. Descubra um pouco mais sobre as tradições comunitárias, a ocupação do território e os modos de vida na montanha.
Informações gerais
Preço por pessoa: 10 euros
Ponto de encontro: Sistelo, Arcos de Valdevez
Hora: 9:30h
Distância aproximada: 6km
Grau de dificuldade: Fácil
Mínimo de participantes: 6
Incluído
Enquadramento técnico e interpretação percurso;
Seguro de acidentes pessoais;
Registo fotográfico
Condições gerais
Não incluído
Almoço – Piquenique a cargo do participante
Inscrições:
Para mais informações
info@heritageandnature.pt
(+351) 912871268