Observação de Aves no Ave e na ROM

0

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves está mais uma vez a coordenar a organização do Fim de semana europeu de observação de aves, que decorrerá nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, promovido em toda a Europa pela BirdLife International (EuroBirdwatch 2017).

Esta iniciativa pretende sensibilizar para a beleza das aves migradoras, alertando para os perigos que estas correm nas suas deslocações entre a Europa e África e a necessidade de se preservarem os locais onde se reproduzem e onde passam o inverno.

À semelhança dos anos anteriores, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde é uma das entidades parceiras e irá dinamizar atividades, no próximo dia 30 de setembro:

Saída de Campo “À descoberta das Aves do Ave”
O Percurso terá como principal enfoque a avifauna, com introdução ao Birdwatching, sendo destacada a importância dos diferentes habitats para os diversos tipos de aves, ao longo da descida do rio Ave em direção à foz, destacando-se a proximidade da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo.

Início: 9h – Monumento Aos Combatentes Da Grande Guerra (Av. Figueiredo Faria 24, 4480-754 Vila do Conde | Coordenadas GPS: 41.351763, -8.738209)
Término: 12h30 – Zona Litoral, junto ao Parque Atlântico de Vila do Conde
Destinatários: População em geral
Local: Rio Ave e Zona Litoral de Vila do Conde

Saída de Campo “Tesouros Escondidos na Paisagem Protegida”
A atividade pretende dar a conhecer a diversificada avifauna presente na Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPRLVCROM). A PPRLVCROM, alberga um vasto mosaico de habitats (cordões dunares, rochedos, zonas húmidas, bouças e áreas agrícolas) de grande importância para as aves migratórias e residentes, das quais 57 estão protegidas.

Início: 16h – Praia de Árvore, junto ao bar/restaurante Areal (R. Dr. Pinto Ferreira 171, Árvore | Coordenadas GPS: 41.330319, -8.738878)
Término: 19h30 – Praia de Árvore, junto ao bar/restaurante Areal (R. Dr. Pinto Ferreira 171, Árvore | Coordenadas GPS: 41.330319, -8.738878)
Destinatários: Público em geral
Local: Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPRLVCROM)

Inscrições gratuitas obrigatórias
A realização das atividades está sujeita a um nº mínimo de participantes.

As inscrições prévias deverão ser feitas no CMIA de Vila do Conde, pelo telefone 252 637 002, ou pelo e-mail cmia@cm-viladoconde.pt

Fotografia de Paulo Teixeira

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta