18 de Abril 2010: Percurso na Reserva da Faia Brava

0

A Associação Transumância e Natureza (ATN) convida-o para uma viagem ao património natural e cultural do vale do Côa no próximo dia 18 de Abril, percorrendo caminhos antigos usados por moleiros e pastores, nos tempos em que este vale pulsava de vida humana.Durante esta saída de campo terá a oportunidade de observar paisagens magníficas de escarpas, veredas, lameiros e linhas de água, com cores diferentes, consoante a estação do ano. Sobre as fragas do Côa pairam também aves emblemáticas, como o grifo ou a águia-real, e com alguma sorte poderá também descobrir algumas aves ameaçadas, como a águia-de-bonelli, o abutre-do-egipto e a tímida cegonha-preta. Todas estas aves nidificam nas escarpas do rio Côa. Outros pontos de interesse deste percurso são elementos do património arquitectónico local: os pombais tradicionais, casebres tradicionais e caminhos estreitos ladeados por muros de pedra. Terá também tempo para conhecer o projecto de conservação da ATN no vale do Côa, a Reserva da Faia Brava. Todas estas saídas de campo serão acompanhadas de um guia da ATN, que dependendo da época do ano, ajudá-lo-ão a interpretar a paisagem, os valores naturais e a história desta terra da Faia Brava. Apoie a conservação da natureza da ATN, passando um dia inesquecível no vale do Côa!
Características do percurso: 10km de percurso circular, a pé.
Ponto de Encontro: 10h – Igreja de Algodres. Os participantes devem levar a sua viatura até Algodres, local onde se inicia o percurso.
Inclui o acompanhamento por guia local.
O que trazer? Botas de montanha ou calçado desportivo, roupa confortável (de preferência em tons neutros), chapéu ou gorro, almoço-volante e água, máquina fotográfica, binóculos.
Preço: 1€/pax (sócios de ambas as associações)
O passeio é aberto exclusivamente a sócios destas duas instituições. Para saber mais: http://www.atnatureza.org/

Partilhe

Acerca do Autor

Os Comentários Estão Fechados.