23 de Maio: Biodiversidade e Orla Costeira

0

No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade, a Câmara Municipal da Marinha Grande realiza no dia 23 de Maio (domingo), pelas 09h00, no Parque Mártires do Colonialismo, um passeio pedestre interpretativo sobre a “Biodiversidade da Orla Costeira”.

O passeio realiza-se entre a Praia Velha e a Praia da Água de Madeiros, onde existe uma transição da paisagem costeira que enriquece fortemente o concelho: os habitats dunares e de arribas, classificados como habitats prioritários para a conservação da natureza.

Com uma duração aproximada de 4 horas, este passeio tem como objectivo dar a conhecer alguns locais da região mais ricos em termos de biodiversidade costeira e marinha no concelho da Marinha Grande. Com passagem por diversos locais de rara beleza paisagística e grande valor natural e, paralelamente, fazer a inventariação das espécies mais relevantes ao longo do percurso.

Através da exploração da biodiversidade costeira, os participantes poderão descobrir e conhecer as adaptações da vegetação dunar nativa, os habitats de algumas espécies que sobrevivem em condições ambientais extremas, bem como identificar alguma da riqueza biológica que existe ao largo da costa atlântica, que constitui um importantíssimo recurso para a economia portuguesa.

Ao longo deste passeio serão ainda abordados alguns estudos científicos que incidem sobre a biodiversidade marinha local: o alargamento da plataforma continental portuguesa e os estudos associados aos arrojamentos de golfinhos.

A participação é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta