Jardim Cactus em Teguise

0

Uma sugestão Passear!

As origens do Jardim Cactus em Teguise, Lanzarote, remonta a década de setenta, quando César Manrique, num diálogo criativo com a paisagem da ilha, lança um olhar sobre o velho Rofer Guatiza. O artista encorajou o Cabildo de Lanzarote, com quem ele trabalhava, a comprar a terra, construiu um complexo murado e restaurou o moinho de vento tradicional, que coroa o campus. No entanto, devido a vicissitudes várias, será necessário aguardar a década de oitenta para desenvolver o projeto original de construir um novo Centro de Arte, Cultura e Turismo. O Jardim Cactus foi finalmente inaugurado em 1990 e tornou-se o último trabalho de Cesar Manrique.

O Jardim Cactus é um magnífico exemplo de uma intervenção integrada na arquitectura da paisagem. Ele está localizado na cidade de Guatiza, no município de Teguise, no centro de um ambiente agrícola caracterizado por extensas plantações de palma para o cultivo de cochonilha. A escolha deste ambiente privilegiado, como em tantas obras de Manrique, as condições de ambas as soluções estéticas  como o do seu conteúdo, têm um sentido de continuidade e integração com a paisagem circundante. Do lado de fora da entrada um cactos de metal grande e portão de ferro forjado são elementos referenciais e simbólicos que nos fazem adivinhar o caráter majestoso e o interior surpreendente.

A utilização de materiais de construção no meio ambiente, o uso continuado de linhas curvas, a ausência de simetria que não são naturais, puras formas côncavas (voçorocas) e convexo (morros). Todos os recursos estéticos da paisagem mais refinada tenta dar a  conjunto é uma obra da natureza.

As diferentes disciplinas artísticas reúnem-se neste espaço exclusivo numa tentativa de desempenhar um papel educativo totalizante. Escultura, pintura, arquitectura, César Manrique concebeu diferentes estímulos para os visitantes viverem uma experiência íntima e gratificante.

Nos cinco mil metros quadrados do centro há mais de 7.200 exemplares de cactos de mais de cem mil espécies diferentes, provenientes de lugares tão díspares como Peru, México, Chile, E.U.A., Quénia, Tanzânia, Madagáscar, Marrocos e Ilhas Canárias. Note-se que a recolha Cactus Jardim Botânico continua a aumentar com plantações regulares de novas espécies.

Saiba mais www.centrosturisticos.com.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta