23 a 25 de Julho – Workshop Fotografia Natureza por Pedro Alarcão

0

Workshop Fotografia Natureza por Pedro Alarcão

Aberto a todos, independente do seu nível, este workshop não pretende dar-lhe teoria intensiva para melhorar o seu “olhar” de fotógrafo, mas sim fornecer algumas técnicas e truques que o apoiem a fazer da fotografia um acto mais fluído. Acima de tudo vamos expô-lo a locais e ambientes de grande beleza natural e ajudá-lo a soltar o seu processo criativo. Pode participar usando todo o tipo de equipamento, desde máquinas compactas a reflex digitais ou analógicas.

Programa

Dia 0

Poderá chegar ao hotel em Castro Laboreiro a qualquer hora, já que não temos nenhuma actividade agendada.

Dia 1

Junte-se a Pedro Alarcão ao pequeno-almoço para começar o dia. No centro de interpretação do Parque fazemos uma introdução à fauna e flora local e debatemos temas como “a ética do fotógrafo de natureza” e “a verdade acima de tudo”. Decorrendo depois por algumas técnicas que fazem a diferença no acto de fotografar e a abordagem fotográfica de contar uma história.

Após o almoço saímos para o campo, onde exploramos diversos cenários de montanha. Mediante as condições meteorológicas fotografamos paisagens de tundra, carvalhais ou lagos, onde diversas oportunidades se revelam perante os nossos olhos.

Terminamos o dia a fotografar o projecto “Vezeiras” (que apoiamos monetariamente com este workshop). Um projecto que visa proteger o gado dos ataques do lobo. Protegendo assim o lobo da caça furtiva por retaliação. Poderemos fotografar a chegada do gado ao cercado e o final do dia do pastor.

Dia 2

Aproveitando a luz suave e quente do início de dia saímos novamente para fotografar. Com o conhecimento adquirido no dia anterior pode agora aplicar um novo olhar à paisagem envolvente, procurando novas abordagens e temáticas.

Exploramos o meio aquático do rio Laboreiro, que nos oferece inúmeras oportunidades fotográficas. Poderá dedicar-se à fauna do rio (trutas, rãs, melros de água…) ou então aos imponentes carvalhos e esbeltas bétulas.

Aprenderá também técnicas e truques através de exemplos práticos, sendo exposto a temas como a macro ou vida selvagem.

Após o almoço procedemos ao visionamento e debate das fotografias produzidas durante este workshop, que terminará a meio da tarde.

Destaques:

Fotografe no Parque Nacional da Peneda Gerês

Aprenda técnicas para potenciar as suas imagens de ambientes naturais

Inspire-se com abordagens criativas

Conheça o trabalho de campo de um fotógrafo de natureza

Hora de início: Sexta-feira, 23 de Julho de 2010 às 22:00

Hora de fim: Domingo, 25 de Julho de 2010 às 18:30

Local: Parque Nacional da Peneda Gerês

Mais info: http://www.nomadfoto.pt/workshop1/index.htm

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta