29 de Agosto – Caminhada Cobertorinho – Espiga – Capela de St Antão no Concelho de Caminha

0

Organização: grupo de caminhadas do blogue “Pedestrianismo e Percursos Pedestres”

Ponto de Encontro: Estação da CP de Moledo do Minho

Hora de encontro: 10h15

Hora de Partida: 10h30

Distância a percorrer: 11 km

Grau de dificuldade: reduzido

Tipo de percurso: circular

Material necessário/recomendado: roupa e calçado adequado a caminhar no campo/natureza e à meteorologia do dia.

Pontos de interesse: Monte do Castro, Cobertorinho, Espiga, capela e miradouro de Santo Antão

Vistas: praias de Moledo e Vila Praia de Âncora, vale do rio Âncora, Pinhal do Camarido, Ilha e o Forte da Ínsua, estuário e foz do Rio Minho, Monte de St Tecla, Rio Coura, Serra D’Arga, Serra de Santa Luzia, etc

Inscrições gratuitas (não incluem seguro, transporte e almoço, devendo os participantes levar almoço volante):

Roteiro do Percurso

O Passeio Pedestre “Cobertorinho – Espiga – Capela de St Antão” percorre o litoral do concelho de Caminha com o Oceano Atlântico, o Rio Minho e o monte de St Tecla (Galiza) na nossa linha da paisagem.

O percurso tem início no lugar de Vogada, em Moledo. Seguimos a Rua do Prado e pouco depois começamos a subir o monte do Castro (suposta existência de um castro na zona, de que nunca se descobriram vestígios), também conhecido pelos locais com outros dois nomes: monte do Facho (porque outrora se acendiam aqui enormes fogueiras de sinalização) e Sino dos Mouros (este nome possui por sua vez, duas origens: uma delas remete a uma lenda que diz que batendo numa destas rochas [não se sabe qual] soa como um sino, e assim as povoações eram avisadas da aproximação de piratas; a outra origem do nome é que no penedo existem dois sinos — um de ouro e outro de peste, e se alguém rachar o penedo, e encontrar o sino de ouro ficará rico, mas se lhe surgir o de peste, ficará tudo empestado).

Passámos pela zona do Perrinchão e já no cimo do monte do Castro subimos o seu penedo cimeiro através de umas escadas até um cruzeiro, que serve de Miradouro e de podemos admirar uma bela panorâmica da costa atlântica do concelho de Caminha, o frondoso Pinhal do Camarido (mandado plantar por D. Dinis no início do séc XIV), a Ilha e o Forte da Ínsua, o estuário do Rio Minho e observarmos mais a norte o Monte de St Tecla.

Prosseguimos até chegarmos a uma área mais altaneira com um miradouro natural sobre o vale do Rio Âncora e sobre Vila Praia de Âncora. Continuámos em direcção ao vértice geodésico do Cobertorinho onde teremos ainda um miradouro de maior altitude sobre os múltiplos locais de interesse da região

Seguimos por caminhos rurais, na direcção Este e depois para norte, passando-se nas proximidades do vértice geodésico da Espiga, onde podemos vislumbrar em redor um belo quadro paisagístico minhoto. Hora e meia passada desde o início do percurso, dirigimo-nos então em direcção à capela de Santo Antão, construída provavelmente nos séculos XIII ou XIV, onde faremos uma pausa para almoçar, recuperando energias. Aqui teremos o Miradouro de St Antão onde temos o privilégio de observar simultaneamente o estuário e foz do rio Minho, onde o rio Coura desagua; o Pinhal do Camarido; a Galiza (monte de St tecla e imediações) sobranceira ao seu curso; e a costa atlântica.

Seguimos depois para sul e sudoeste atravessando alguns pinheirais e caminhos rurais até retomarmos ao lugar de partida, Vogada, em Moledo.

Contactos:

Blogue “Pedestrianismo e Percursos Pedestres”

http://pedestrianismo.blogspot.com

Tlm.. 96 5683938 ; 91 4279361 ; 93 3872245

email: pedestrianismo@gmail.com

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta