09 de Outubro – Caminhada Água Formosa em Vila de Rei

0

Hora 6:00 – 20:00

Local      Água Formosa – Vila de Rei

Criado por Grupo Flamingo

Mais informação            

Local: Vila de Rei

Tema: “Água Formosa”

A nossa actividade irá desenvolver-se no Concelho de Vila de Rei. O Trilho escolhido está integrado num conjunto de trilhos disponibilizados pela Câmara Municipal de Vila de Rei que nos apoiará com a participação do Eng.º Bruno Cardoso que nos acompanhou no Trilho das Bufareiras, em 2009.

 “Água Formosa é uma localidade típica integrada no Programa das Aldeias do Xisto, sendo a grande maioria das suas casas construídas em xisto, mantendo a traça tradicional de outros tempos. A 10 km do Centro Geodésico de Portugal, numa encosta soalheira, encontra-se uma aldeia cujo nome deriva de ali se encontrar uma fonte de Água Formosa. Ainda se encontram evidências das tradições antigas, como os vários fornos a lenha espalhados pela Aldeia; mas também evidências de tradições ligadas à utilização da força da água, num enquadramento natural que evidencia o melhor da relação entre Homem e Natureza. Esta é uma aldeia que vive de esperança. Tem poucos habitantes residentes, mas a estes têm vindo a juntar-se muitos mais. Vieram atraídos pelo som da água a correr na Ribeira da Galega. Pela sincera simpatia dos vizinhos.

Pelo caminho calcetado que conduz à fonte de água puríssima, um antídoto para o calor que também mata a sede de descanso. Experimente ainda atravessar a ponte pedonal sobre a ribeira, recentemente recuperada, para apreciar uma outra perspectiva da aldeia” 1).

O percurso é caracterizado por médio-baixo, contudo aconselha-se a utilização de bastões, de protecção solar (chapéu de abas largas) e água (1,5 litros por pessoa) é conveniente levar reforço alimentar para poderem ir comendo nas paragens durante o percurso.

Terminada a actividade teremos uma refeição ligeira fornecida pelo Restaurante Ponte Velha, da Sertã, em local ao ar livre, concretamente, numa pérgula com sombra e local para sentar. Após o almoço regressamos a Corroios.

Horário/Programa

• 06h15 – Encontro junto ao Moinho de Maré;

• 06h30 – Partida;

• 09h45 – Chegada a Vila de Rei;

• 10h00 – Início do percurso;

• 14h00 – Fim do percurso;

• 17h00 – Partida para Corroios;

• 20h00 – Chegada a Corroios (Moinho de Maré).

Nota: O reforço alimentar durante a caminhada estará a cargo de cada participante mas o almoço está incluído na actividade.

Percurso: A caminhada tem uma extensão aproximada de 9 km, com algumas inclinações acentuadas.

Carta militar utilizada Nº 311 esc: 1/25000 do IGE

Grau de Dificuldade: Dadas as características do percurso, considera-se que globalmente o grau de dificuldade é “Médio-Baixo”.

Custos da Actividade:

Associados ………………………….. A definir

N/associados ………………………. A definir

Informações úteis: Aconselha-se o uso de boné ou chapéu, calçado adequado, bastões, reforço alimentar e água.

Responsáveis: Jorge Cereijo e Carina Freitas

Inscrições: caminhadas@grupoflamingo.org

Telefones durante a actividade: TM: 968 573 755

Telefones de emergência – INEM -112 e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila de Rei – 274 89 00 30

Importante:

É obrigatório seguro para participação nesta actividade (a cargo do Grupo Flamingo).

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta