APECATE apresentou no 1º Congresso proposta de nova profissão no sector turístico

0

Ana Barbosa e António Pedro Marques Vidal escolheram o 1º Congresso da APECATE (Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos), realizado a 14 e 15 de Janeiro de 2011, para fazerem a divulgação pública da proposta, já apresentada à Secretaria de Estado do Turismo, de criação de uma nova profissão no sector turístico: o Técnico de Turismo de Ar Livre.

Os interessados poderão consultar, nos materiais do Congresso (http://www.apecate.pt/pt/destaque/congresso/oradores/index.1.html), os suportes de ambas as intervenções, assim como o texto de fundamentação da última versão da Proposta, entregue em Dezembro de 2010.

De salientar que, na sequência destas intervenções, os membros estrangeiros da EC-OE (European Confederation of Outdoor Employers) presentes no Congresso fizeram uma reunião de trabalho com os seus parceiros portugueses, na qual foi decidido avançar de imediato para a construção de um referencial comum de formação para 5 especialidades turísticas de ar livre. De acordo com a metodologia aprovada, será feito o cruzamento dos diversos planos de formação a nível nacional, a propor por cada representante, com a grelha sugerida no documento final do projecto europeu CLO2.

Enquanto este processo se desenvolve, a APECATE continuará o trabalho já iniciado. Dando cumprimento ao apresentado no Congresso, enviou já à Secretaria de Estado do Turismo a proposta de constituição de um Grupo de Trabalho incluindo o Turismo de Portugal, a Agência Nacional para a Qualificação e a APECATE, que tenha como objectivos prioritários a definição do processo a seguir e o calendário a respeitar na criação desta profissão.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta