Congresso Internacional Alentejo Património do Tempo

0

Dias 15 e 16 de Abril em Portalegre
Inscrições já abertas em www.congressoturismodoalentejo.com

O Alentejo como destino turístico afirma-se e diferencia-se pela sua carga patrimonial marcada pela singularidade, diversidade, autenticidade e humanização das tradições. É uma região reconhecida pela sua harmonia territorial, assim como pela uniqueness dos seus recursos naturais e culturais.
Contudo, continua a ser difícil ultrapassar o nível de mero “recurso” para o patamar desejado de “produto” no que diz respeito em concreto à matéria patrimonial, seja ela formada por monumentos, tradições ou eventos. A gestão integrada destes elementos subordinados a um mesmo produto de turismo cultural permanece, mais ainda, um propósito longínquo.
O desafio lançado assim pela Turismo do Alentejo, ERT com a realização deste 1º CONGRESSO INTERNACIONAL ALENTEJO: PATRIMÓNIO DO TEMPO é o de percorrer o caminhoda esteira patrimonial, analisando, num primeiro momento, o estado da arte em termos de exploração dos atractivos patrimoniais, para abordar de seguida as suas variantes possíveis: o impacto da tematização do património; a eficiência de parcerias público privadas na gestão de equipamentos culturais; a determinante dimensão de novo património ancorado na criação artística contemporânea; a obrigatoriedade do branding e da operacionalização user friendly dos produtos desenvolvidos; por fim, as diferentes formas de venda.
Para uma abordagem consistente a esta problemática, o 1º CONGRESSO INTERNACIONAL ALENTEJO: PATRIMÓNIO DO TEMPO está baseado eminentemente em casos práticos,agregando o melhor conhecimento disponível tanto a nível nacional, como internacional contando com a presença de especialistas do Reino Unido, França e Jordânia.
A Turismo do Alentejo, ERT pretende que o 1º CONGRESSO INTERNACIONAL ALENTEJO: PATRIMÓNIO DO TEMPO contribua definitivamente para uma maior diversidade de produtos de Touring Cultural na região alentejana, consolidando e explorando com benefícios económico-sociais palpáveis todo o potencial do património e da cultura desta região de Portugal.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta