Congresso Internacional de Geoturismo – Arouca 2011

0

Numa altura em que o geoturismo se assume como um segmento do turismo com notável crescimento em todo mundo, o Arouca Geopark irá acolher, entre 9 e 13 de Novembro deste ano, o Congresso Internacional de Geoturismo – Arouca 2011. O evento, que será organizado conjuntamente pela AGA – Associação Geoparque Arouca e pela Câmara Municipal de Arouca, foi apresentado a 15 de Fevereiro, durante uma conferência de imprensa, que teve lugar no Mosteiro de Arouca.

«Não pretendemos que este Congresso seja mais um evento para a comunidade científica, queremos algo mais prático, em que se efectue uma ligação entre todos os que intervêm a nível do geoturismo, muito particularmente os agentes do sector turístico», afirmou a presidente da AGA, Margarida Belém, durante a apresentação, destacando, desta forma, o carácter inovador do evento. Enquanto espaço de reflexão sobre as inúmeras e pertinentes questões que se levantam do domínio do geoturismo, integrará, para além das comunicações e dos posters, saídas de campo e visitas geoturísticas.

A singularidade do Congresso foi igualmente salientada pelo presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira. «Este Congresso tem características únicas no segmento do geoturismo, com uma capacidade de vivenciar, experienciar, que vai além da Sala de Conferência». Aludiu também à importância do Arouca Geopark na Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal, destacando o «magnífico trabalho na divulgação do património geológico, etnográfico e gastronómico local». Esta região «é maior e melhor com o Arouca Geopark».

O Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Artur Neves, que também interveio, aproveitou a ocasião para recordar os outros projectos que se encontram em curso, afirmando que «os próximos dois anos serão de muito trabalho».

O Congresso Internacional de Geoturismo – Arouca 2011 é co-financiado pelo ON.2 – O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte). Fonte: C.M. de Arouca

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta