O Lobo e a Aldeia

0

O Grupo Lobo – Associação para a Conservação do Lobo e do seu Ecossistema organiza um encontro, com um conjunto de iniciativas, no Sábado, 12 de Março às 10:00 – 13/3 às 17:00. Local: Duas Igrejas – Mirando do Douro.

Quando o homem, para além de caçador, se tornou agricultor e criador de gado, interferindo intensamente nos ecossistemas e destruindo a vegetação natural, as presas naturais do lobo sofreram uma regressão em abundância. Esta situação conduziu o lobo a procurar um substituto para a sua dieta, surgindo os animais domésticos como presa alternativa. Este facto, aliado à crença generalizada de que o lobo é símbolo das trevas, é um an…imal nocivo e ataca o homem, contribuíram para o seu extermínio.

Com esta acção pretende dar-se a conhecer a realidade vivida pelas populações rurais face a este predador, promover o conhecimento sobre a espécie, informar a população sobre as medidas de prevenção de ataques e sensibilizar para a importância da conservação deste predador. Entre passeios com o pastor e o rebanho, projecção de documentários, tertúlias com pastores e criadores, contadores de histórias, palestras, merenda tradicional e passeios nocturnos, não faltarão bons pretextos para visitar Trás-os-Montes, as suas gentes e paisagens.Para mais informações: http://lobo.fc.ul.pt

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta