Devolução à natureza de 2 aves recuperadas no RIAS

0

O RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa (Quinta do Marim, Olhão) tem como principal função receber e proceder ao tratamento de animais selvagens autóctones feridos ou debilitados e, sempre que possível, devolvê-los ao seu habitat natural.

Estes momentos de libertação de animais recuperados são assim o agradável culminar de um processo de recuperação muitas vezes moroso, sendo então momentos privilegiados para contacto com as populações locais, de modo a dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos centros de recuperação de fauna selvagem e também as espécies que ocorrem no nosso país.

Deste modo, o RIAS vem por este meio convidá-los a estar presentes nas próximas acções de devolução à Natureza de animais recuperados neste centro:

1 de Abril de 2011, 6ª feira

Libertação de duas águias-calçada (Aquila pennata)

Olhão – Quinta de Marim (Parque Natural da Ria Formosa)

Ponto de encontro: 11:30 no RIAS

Esta libertação será precedida de uma palestra de campo sobre o trabalho do RIAS e sobre a biologia e ecologia da águia-calçada, que decorrerá às 11h nas instalações do RIAS, integrada numa visita de estudo de alunos da escola EB 2/3 Eng. Nuno Mergulhão (Portimão).

Paderne – Albufeira

Ponto de encontro: 16h na escola EB2 de Paderne

Esta libertação será precedida de uma palestra em sala sobre o trabalho do RIAS e sobre a biologia e ecologia da águia-calçada, que decorrerá às 16h nas instalações da escola EB2 de Paderne. A organização desta acção tem a colaboração da equipa SEPNA/GNR de Albufeira a quem desde já agradecemos.

A causa de ingresso destes dois animais no RIAS foi tiro. O indivíduo proveniente de Olhão (Moncarapacho) apresentava uma fractura na asa esquerda e foi entregue no centro por um particular que a encontrou deitada no campo. O indivíduo proveniente de Paderne foi entregue no centro pela equipa SEPNA/GNR de Albufeira e apresentava uma fractura da asa direita. O longo processo de recuperação destes dois animais envolveu imobilização da asa, alimentação adequada e treinos de voo e caça.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta