Dia nacional dos centros históricos

0

Desde 2008 que o Porto celebra o Dia Nacional dos Centros Históricos, aderindo assim às comemorações oficiais promovidas pela Associação Nacional de Municípios com Centro Histórico a 28 de Março, dia do nascimento de Alexandre Herculano, patrono dos centros históricos. O objectivo é promover o Centro Histórico do Porto (CHP), classificado em 1996 como Património Cultural da Humanidade, dando a conhecer as arquitecturas e tesouros bem como as novas ocupações e atracções deste lugar especial.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto que conta com o apoio da Empresa Municipal Porto Lazer e da Associação Porto Digital, a que se associam diferentes instituições sediadas no CHP que, de forma concertada, promovem um vasto e diversificado programa de actividades, destinado a munícipes e visitantes.

Este ano a festa será a 26 de Março, o sábado mais próximo da data oficial, e estão programadas dezenas de actividades para todos os públicos e gostos, a maior parte gratuitas e outras com reduções: visitas guiadas a monumentos, circuitos pelas ruas históricas, passeios de barco pelo Rio Douro, passeios de mini-trem ou em segway, feiras, exposições, workshops de fotografia e desenho, filmes para os mais novos, oficinas, jogos tradicionais, concertos, workshops culinários, e muitas outras actividades que são um convite irrecusável à sua participação. Algumas actividades requerem inscrição prévia.

Para saber mais: http://centrohistorico.portodigital.pt/index_ie.php

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta