07 de Maio – Caminhada por Montes do Alentejo Litoral – Santa Margarida da Serra

Voltamos à bela e diversificada Serra de Grândola, agora numa zona bem diferente, mais a sul, também conhecida por Serra de São Francisco. Será uma caminhada linear, atravessando a serra no sentido leste-oeste entre a pitoresca aldeia de Santa Margarida da Serra e a localidade de Vale Figueira na freguesia de Melides, ambas no concelho de Grândola.

No percurso atravessaremos ainda a freguesia de São Francisco da Serra, no concelho de Santiago do Cacém, onde, alcandoradas num ponto alto, visitaremos as ruínas da Ermida de Nossa Senhora do Livramento de onde poderemos desfrutar de uma paisagem a estender-se até ao oceano.

Inicio da actividade: 9:30 h

Tendo em conta que esta actividade não é circular, antes do início da caminhada faremos a deslocação de viaturas para o final da caminhada. Nestas situações é importante a pontualidade de todos.

Local de partida: Junta de Freguesia de Santa Margarida da Serra, Largo João de Deus.

Coord. GPS: 38º  07′ 20,2” N; 8º 36′ 19,7″ W.

Como chegar: ao km 591,5 do IC1 (sentido norte-sul) virar à direita na direcção de Santa Margarida da Serra/Santiago Cacém para a N120 (estrada antiga). Cerca de 8 km depois chega-se a Santa Margarida da Serra.

Distancia: +/- 15 Km.

Dificuldade: média 3 (na escala de 1 a 5), com algumas descidas e subidas mas sem requisitos técnicos.

Previsão de regresso a Santa Margarida da Serra: 16h30m

Nota: A actividade é gratuita e não tem seguro. Cada um caminha por sua própria conta e risco.