14 de Maio – Observação e fotografia de aves pelágicas e vida marinha

0

Hora:  09:00:00

Hora de Conclusão:  13:00:00

Regiões:  Algarve

Descrição:   

Passeio de barco para observação e fotografia de Aves Pelágicas, Vida Marinha e Ria Formosa.

Esta actividade tem uma duração de cerca de 4h com saída do Parque Natural da Ria Formosa. Após a passagem pelo Cabo de Santa Maria navegamos entre as 2 e 7 milhas da costa ao encontro das melhores áreas de observação de aves marinhas – entre a barra de Faro e armação de atum (ao largo da Fuzeta). Irá utilizar-se engodo (“chum”) de forma a conseguirmos uma óptima aproximação das aves à embarcação. Esta técnica permite a captação de fotografias excelentes.

A embarcação utilizada é um semi-rígido com capacidade para 12 pessoas, bastante confortável. A navegação mar aberto, na costa sul é bastante estável, ocorrendo maior parte do ano ondulação inferior a 0,5m. A velocidade cruzeiro andará à volta dos 20 nós, ocorrendo vários momentos de paragem aquando avistamento das espécies pretendidas.

Haverá oportunidade de avistar aves como gansos patolas, pardelas, painhos e moleiros. Gaivota de Audouini será possível de encontrar mais perto da costa, assim como gaivinas. Paralelamente existem boas oportunidade de observar outras espécies, como golfinhos comum, roazes, baleia anã, tartarugas, tubarões e vários cardumes de peixe.

Aproveitamos a proximidade da Ria Formosa para fazer uma paragem (cerca de 1h30) numa das ilhas (Culatra ou Deserta). Será o momento para montar o telescópio e observar algumas das aves limícolas mais populares da zona de sapal.

Organização: Natura Algarve (empresa parceira da SPEA)

Local: Olhão

Participantes: Mín 6 PAX | Max 11 PAX

Preço: 30€ (sócios SPEA). Reserva válida após boa cobrança até uma semana de antecedência

Há ainda a possibilidade de alojamento na Pensão Bicuar a um preço especial de 35€ Quarto duplo para os participantes na actividade.

nota: se não for sócio e gostaria de participar nas nossas actividades (ou nas que são dinamizadas por outras entidades, com desconto para os sócios), sugerimos que se torne sócio da SPEA e desta forma estará também a contribuir para apoiar o trabalho que desenvolvemos em prol da conservação das aves e dos seus habitats. Saiba mais

Contactos: Natura Algarve | info@natura-algarve.com | Tlm: 918056674

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta