29 de Maio – Caminhada no Coração Cultural em Santarém

0

Em colaboração com a Scalabisport e a Cultur, empresas que gerem o desporto e a cultura na C. M. Santarém, o CAOS -Grupo Santarém vai realizar um passeio urbano com visitas aos monumentos da capital do gótico:

Com início no Jardim das Portas do Sol, visitaremos, em sequência, a Torre das Cabaças, S. João Alporão, no largo Seminário as igrejas Nª. Sra. Conceição (Sé) e Nª. Sra. Piedade, depois o Convento Santa Clara, o miradouro S. Bento, nas traseiras do Liceu, que contornamos e seguimos para o Convento S. Francisco, recentemente reabilitado, Jardim Republica, Mercado Municipal com os seus famosos azulejos retratando motivos típicos das gentes escalabitanas. De seguida visitamos a igreja do antigo Hospital Jesus Cristo, a Adega do Quinzena, restaurante mais típico de Santarém, miradouro Casal do Provedor, com vista privilegiada sobre o Tejo e a lezíria, regressamos ao centro da cidade passando pelas igrejas Misericórdia, Marvila e Graça, terminando novamente nas Portas do Sol.

Tipo de percurso – pequena rota, circular, 8 km, em asfalto.

Duração prevista – 4 horas, condicionado às visitas.

Grau dificuldade – 2, devido ao piso e em caso de calor.

Material aconselhado – Roupa leve, prática e confortável, sapatilhas ou outro calçado leve;

protetor solar, óculos de sol, máq. foto,  e boa disposição.

Durante o percurso haverão 4 pontos de reabastecimento com água e frutas.

Saliento que este evento está integrado na “GRANDE FESTA DO BACALHAU”, a decorrer de 20 a 29 de Maio em Santarém.

Do programa das festas  faz parte um concerto da nossa grande fadista Ana Moura, sábado dia 28 às 22H00, com entradas livres, pelo que brevemente colocarei aqui contactos e preços de locais para estadia, caso queiram vir ao concerto.

Como sempre iremos recuperar forças, desta vez no Fábio, por trás do Mercado Municipal. Durante a Festa do Bacalhau o prato principal tem que ser “bacalhau com espinafres”, mas quem não quiser pode sempre optar por bons grelhados.

Preço para entradas, prato, sobremesa, bebidas e café – 11 euros/pessoa.

A seguir ao almoço temos um convite da caótica Lúcia Martinho para assistirmos à exibição do Grupo Coral Scalabitano, às 15H00, no Convento de S. Francisco, um dos monumentos que visitaremos de manhã.

Actividade sem seguro, cada qual participa por sua conta e risco.

Organização: Grupo Santarém – Manuel Franc Gonçalves Milheiras

963001375 /913001325 / manuelmilheiras@sapo.pt

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta