Dia Internacional dos Museus – Programa do Museu da Luz

0

O Dia Internacional dos Museus, instituído em 1977 pelo International Council of Museums (ICOM), tem em 2011 o tema geral “Museu e Memória”. O ML irá homenagear o Rio Guadiana e o seu lugar de marcada importância na memória deste território, com uma série de actividades ao longo de toda a Semana dos Museus.

 Programa

Mnemógrafo – o muro das memórias

semana de 15 a 22 de Maio

O Museu da Luz propõe ao público o Mnemógrafo: painel gigante onde a comunidade, os visitantes do ML e os transeuntes da aldeia da Luz poderão registar as suas ideias e memórias relacionadas com o Guadiana e com a água, através de palavras e de outros signos.

Haverá um painel no átrio do Museu e um outro no largo principal da aldeia, ao longo de toda a semana.

Visualização comentada do filme ‘O Guadiana’

15 de Maio 2011, 19h (Sociedade Recreativa Luzense)

O filme “O Guadiana”, documentário realizado na década de 1980, antes da submersão do rio pela implementação da barragem do Alqueva, é o ponto de partida e o guião para uma conversa com a comunidade sobre as memórias associadas àquele rio.

Será uma sessão aberta, de participação livre, no dia 15 pelas 19h na Sociedade Recreativa Luzense.

‘Conversas à Mesa da Memória – O Rio Guadiana’

18 de Maio 2011, 10.30h

A Mesa da Memória do Museu da Luz será palco para mais uma “Conversa à Mesa da Memória”, desta vez dedicada ao tema do Rio Guadiana e suas memórias, vivências e históricas. O Rio, antigamente um elemento marcante da vida dos luzenses, é agora uma memória por detrás das águas do Alqueva.

As “Conversas à Mesa da Memória” são encontros entre o Museu e a comunidade, nos quais esta é convidada a vir ao Museu falar de diversos temas relacionados com a suas experiência de vida na antiga e na nova Luz.

Museu da Luz
Largo da Igreja de Nª Srª da Luz
7240-100 Luz Mourão
Tel 266 569 257
Fax 266 569 264
infomuseudaluz@edia.pt  / http://www.museudaluz.org.pt/index.htm

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta